Cine Henfil recebe “Oficina de Iniciação Teatral” para crianças

02

A Secretaria de Cultura, através do projeto “Maricá em Cena” – que além de espetáculos teatrais de ocupação realiza atividades como apresentações de palhaços nos hospitais, intervenções no trânsito e cursos de capacitação -, promoveu no Cineteatro Henfil, no Centro, a segunda aula do curso “Oficina de Iniciação Teatral”. Com quatro meses de duração, a iniciativa que teve início em 26/02, já conta com mais de 35 inscritos e é ministrada pela atriz e professora de teatro, Ângela Dantas.

Com uma turma as segundas-feiras das 14h às 16h e outra as terças-feiras das 9h às 11h, o curso foi pensado para crianças de 6 a 12 anos e tem como principal intuito apresentar o mundo do teatro para os pequenos.

“O objetivo dessas oficinas é fazer uma iniciação com essas crianças apresentado a elas o universo teatral”, afirmou Ângela Dantas. “E, evidentemente, no final desses quatro meses faremos um espetáculo, uma prova pública, para que esses atores mirins possam colocar em prática tudo o que foi aprendido durante todo esse período. Eles vão apresentar para os familiares, amigos e público em geral tudo que foi absorvido e desenvolvido nas oficinas, pois afinal é com o público presente que as coisas realmente acontecem”, explicou.

Entre os exercícios aprendidos nas oficinas estão expressão corporal, técnicas de respiração, de articulação, de dicção entre muitas outras atividades. “Para as crianças no início pode parecer um pouco chato todas essas técnicas, mas eu busco explicar o quanto tudo isso é importantíssimo para eles na vida, pois ajuda a eles a falar melhor, se expressar melhor, ter mais confiança, falar em público e perder um pouco da timidez”, enumerou Ângela. “A respiração, inclusive, é a base da nossa vida”, frisou. “Eu sou atriz há 40 anos e o teatro é a minha vida. É muito bom ver os olhinhos dessas crianças brilhando e perceber que são elas que querem estar aqui. O teatro tem a capacidade de ajudar a desenvolver o ser humano em vários âmbitos e isso é maravilhoso”, avaliou Ângela.

Para o porteiro Lincoln Ricardo Barroso, de 36 anos, morador da Mumbuca, e pai de Laila de Mello, de 8 anos, essa é uma ótima oportunidade para desenvolver as habilidades artísticas da filha. “Minha esposa ficou sabendo desse curso infantil através de uma amiga e então resolvemos inscrever nossa filha e ela adorou a ideia”, contou Lincoln. “Ela já faz ginástica rítmica e além de ser mais uma atividade para o desenvolvimento dela ainda vai ajudar a melhorar a dicção e quem sabe, no futuro, não teremos uma atriz na família”, disse sorridente. “É a minha primeira aula. Eu adoro teatro e agora que quero ser atriz também”, disse Laila determinada.

“Eu estou gostando muito de fazer o curso. É tudo muito legal”, disse o pequeno Logan de Oliveira, de 6 anos. “Ele leva o maior jeito para ator e além desse curso ele também faz curso de desenho. Já é praticamente um pequeno artista”, garantiu o tatuador Claiton de Oliveira, de 38 anos, pai de Logan e morador de Araçatiba.

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Cultura, quem não pode se matricular em uma das duas turmas, abertas neste semestre, poderá se inscrever em agosto de 2018, pois novas turmas serão formadas logo após as férias de julho.

03

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s