Realizada X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Assistência Social de Maricá, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) realizou a “X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro).

A palestra iniciou com assistente social e fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo, Marisa Chaves, que apresentou os orçamentos e financiamentos das políticas para criança e do adolescente de todos os setores municipais envolvidos na área e o projeto “Tecendo Redes” que será implementado na cidade. A assistente social da Vara da Infância e Juventude de Maricá, Hilda de Souza, falou sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra criança e adolescente e explicou o poder do Ministério Público de fiscalizar como os recursos municipais oferecidos para essa causa estão sendo utilizados nas instituições da cidade. Helen Silvia, coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional, da secretaria de educação, informou os trabalhos realizados na gerência da inclusão social e da diversidade na comunidade escolar.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, reforçou a importância do protagonismo da criança e do adolescente na sociedade e sobre o crescimento da comunicação social, através das redes sociais e os perigos que essa tecnologia oferece às crianças e adolescentes. A representante da UMES e estudante da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Isabela Freitas, explicou sobre o funcionamento dos grêmios estudantis e da importância dos espaços de falas para ouvir as demandas dos estudantes. Após a palestra do Conselheiro do CEDCA-RJ, Carlos André, sobre a importância das resoluções e fiscalizações dos conselhos direcionados para a criança e adolescente, espaços de gestão e controle social das políticas públicas para crianças e adolescentes, foram formados grupos de debates sobre os 5 eixos temáticos, a eleição para os delegados que representarão o município nas conferências estadual e nacional, além das aprovações das propostas dos grupos.

A abertura contou com a formação da mesa solene com homenagem à primeira dama, Rosana Horta e participação do promotor Sérgio Lopes, da coordenadora de Atendimento à Criança e do Adolescente e representando o secretário de Assistência Social Jorge Castor, Sylvia Cantuária, secretários municipais, presidente do CMDCA e coordenador da Proteção Especial da Assistência Social, Alan Christi, Yeza Aguiar, presidente da UMES e alunos que representaram a rede de ensino municipal.  Rosana Horta parabenizou o secretário da pasta, Jorge Castor, pelos projetos desenvolvidos em prol aos direitos das crianças e adolescentes. “Fico emocionada de ver tanta gente comprometida na luta pela garantia de direitos das crianças e dos adolescentes. O evento está lindo e agradeço a homenagem”, declarou Rosana. Em seguida, foram entregues as moções de reconhecimento e formada a mesa magna – “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s