Beleza democrática

Orla Zé Garoto homenageia podo de São Gonçalo e Maricá investe no turismo para todos

Maricá hoje é conhecida por suas belezas naturais, um município que tem praias, lagoas, cachoeiras, trilhas e uma linda diversidade de plantas e animais.
A região é destacada por seus atrativos naturais, tais como lagoas e praias. Os atrativos culturais são constituídos de alto valor histórico e arquitetônico do período colonial. Suas praias e lagoas são as principais atrações turísticas da cidade, o que a faz receber visitantes todo ano, principalmente na época de verão e férias escolares.

Totalmente revitalizada e arborizada a nova orla do Boqueirão, liga o Centro à Barra de Maricá e que a partir de agora passa a se chamar “Orla Zé Garoto”. Ela ganhou rampas de acessibilidade, redutores de velocidade, faixas-guia para deficientes visuais, iluminação específica, faixa de areia, com quadra de vôlei e palhoças (abrigos rústicos cobertos de palha), além de uma encosta de grama com duas rampas de acesso, sendo uma delas para a entrada de jet-skis. No local também foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira e próximo à ponte, foi feita uma contenção com pedras e cimento.
O casal moradores de São Gonçalo Tânia das Dores e Sergio da Conceição disse sempre frequentar Maricá e que a área do Boqueirão ficou muito bonita. “Maricá está cada dia mais bonita e isso faz com que venhamos cada vez mais. Iremos trazer alguns amigos que não conhecem e então terei a oportunidade de aproveitar ainda mais esse lugar que está lindo”, comentou.

Calçadão da Barra

Outra área entregue esse ano a população foi o calçadão da Barra. O local foi completamente repaginado e a partir de agora conta com uma ciclovia de 1.800 metros de extensão; nova iluminação, com 50 postes de luz com quatro luminárias cada; além de jardinagem e arborização, com 48 canteiros e uma encosta gramada, que pode ser utilizada como ponto de esportes e lazer da região.
A construção do calçadão começou em meados do ano passado e conta ainda com 50 postes de luz com quatro luminárias cada um. A ciclofaixa ganhou piso com massa de coloração avermelhada através do uso de um pigmento à base de ferro e óxido de origem holandesa, com uma vida útil de aproximadamente 20 anos. Também foram feitos 48 canteiros arborizados (chamados ‘poços de visita’), plantação de árvores e uma pequena encosta gramada ao lado da ciclovia.
A professora Angela dos Santos é moradora de Niterói e sempre vem para Maricá desde a adolescência e aprovou a nova área de lazer. “Sempre gostei dessa área, depois da reforma ficou ainda melhor. Estou até mesmo procurando uma casa para poder vir de vez para cá. Maricá é um lugar muito bom para poder criar os meus filhos”, relatou.

Orla de Araçatiba

No início desse ano, a orla de Araçatiba também passou por uma revitalização. Com isso, a população de Maricá e os visitantes ganharam uma área nova que sempre foi muito frequentada por todos.
A obra de revitalização incluiu pavimentação da via e do calçadão, academia, esculturas, bancos de madeira, quadras de areia para práticas de vôlei e futevôlei, além de uma iluminação especial.
No calçadão, pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores dividem democraticamente a mesma pista, admiram o pôr do sol e buscam a melhor foto.Nas areias, o vôlei, o futevôlei e a yoga, cada um em seu espaço, completam o clima.
O administrador Luiz Antonio disse está muito contente com a oportunidade de ter esse espaço próximo de casa. Ele é morador do Centro e passou a frequentar ainda mais o calçadão de Araçatiba. “A estrutura está muito boa. Com certeza vou vir com mais frequência e aproveitar para fazer atividades físicas”, disse.
Maricá tem se mostrado uma cidade bem democrática, recebendo e acolhendo visitantes de todo estado que se apaixonam por suas belezas naturais e pelo carisma de seu povo.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s