ESCOLA DE GOVERNO

Abrindo novos horizontes na qualificação dos profissionais

Entre muitas conquistas dos maricaenses nos últimos anos a Escola de Administração de Maricá – EMAR merece destaque: uma ideia que nasceu grande, madura e num corpo adulto. Entre as variadas atribuições institucionais da EMAR, enfrentadas no dia-a-dia com coragem e determinação, a EMAR nasceu uma Escola de Governo, de frente para os desafios do mundo, mas focada em Maricá.

O pensamento comum entende por “escola” um encontro de pessoas que aprendem e pessoas que ensinam. Encontro este que ocorre numa sala de aula. Esta percepção é natural e compreensível, afinal quem de nós não passou por uma escola nestes moldes? Mas a missão da EMAR não se limita a promover iniciativas para  treinar ou qualificar em sala de aula os servidores do munícipio. Isto vem sendo feito, é o básico. E mais tem sido feito, com destaque para o lançamento – há quase um ano – da plataforma de ensino a distancia – EAD na internet. Esta plataforma vem sendo amplamente divulgada. Disponibiliza vários cursos on line,  artigos, ambiente de discussão e permite a aproximação com outras secretarias. Já foram mais de onze mil visitas em menos de um ano. Isto é muito bom. E isto é mais do que muitos municípios têm feito. Mas para Maricá isto ainda é pouco.

O senso comum enxerga a escola nos moldes elementares acima apontados. Mas o termo escola admite outras acepções, nas quais se debruçam os colaboradores na EMAR, que  conta com técnicos próprios e busca proximidade com a massa crítica disponível que pensa e debate sobre os problemas mais imediatos do município. E nesta dinâmica a EMAR transmuta-se para uma Escola de Governo, não uma escola tal qual o imaginário comum, mas para, além disso, com vontade e capacidade para encarar um problema e apontar uma solução para além  da perspectiva administrativa da conveniência e da oportunidade. Enquanto escola de pensamento, a EMAR já nasceu madura, adulta, pronta para desafios maiores.

Neste cenário a EMAR há tempos percebeu que existem duas áreas onde deve priorizar suas ideias e pensamentos: na educação e na saúde, áreas que concentram a grande maioria dos servidores efetivos do município. Ou seja, faz mais sentido concentrar energias nos servidores do quadro permanente e esta percepção orienta a atuação da EMAR, instigando sua atuação no sentido da universalização do conhecimento. Quem pensa na universalização  do conhecimento faz universidade.

A implantação de uma escola não é uma tarefa tão simples. Uma universidade então pode parecer uma epopeia, mas não é uma tarefa impossível. Que nos digam Anízio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, vultos da educação brasileira cujo exemplo e obra nos inspiram. Desta forma a Escola de Governo de Maricá aspira tornar-se uma universidade, desejo de governos anteriores, como deixou registrado o ex-prefeito Washington Quaquá, no seu livro “Da favela ao poder”. A EMAR vem tomando as iniciativas no sentido de promover o debate sobre o quê  queremos, e se queremos uma universidade municipal e em que moldes a desejamos. Mas antes que alguém se arvore a perguntar quais cursos a Universidade de Maricá pretende oferecer, é importante enfatizar que o projeto desta universidade também não se amolda ao modelo conhecido de universidade, mas a um modelo próprio, maricaense, capaz de promover a universalização do conhecimento. Esta universidade, ou este modelo de universidade, vem sendo debatido com técnicos da Secretaria de Educação, e num primeiro momento, através de parcerias e convênios com outras instituições de ensino superior, pretende qualificar o corpo de professores da rede municipal com cursos de pós-graduação desenhados para a realidade local.

Desta forma, formando seus próprios  professores, ganhando escala e expertise, em poucos anos Maricá poderá ser conhecida como o município que enfrentou o desafio da educação investindo na formação de professores. Assim como Cuba enfrentou os problemas de saúde investindo na formação de médicos, e hoje exporta médicos, Maricá poderá, no futuro,  formar e exportar professores para outras regiões do Brasil.

Fotos:

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s