Capacitação para médicos e enfermeiros das unidades básicas de saúde

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismica), realizou na última sexta-feira (18/01), no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, o curso de qualificação para enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. As aulas acontecerão em dois turnos (manhã e tarde) e serão ministradas até o início de fevereiro em Cordeirinho, Inõa e Itaipuaçu.

A gerente do Paismica, Madalena Kely, explicou que o curso visa fazer uma capacitação do planejamento familiar, a fim de descentralizar as unidades de saúde, ou seja, o enfermeiro dentro de cada território será responsável por organizar os grupos de planejamento familiar. “É fazer com que a mulher entenda que ela tem seus direitos de planejar a família. Consequentemente vamos reduzir o número de gravidez indesejada, o número de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e melhorar a qualidade de vida da mulher e da família, planejando o quantitativo de filhos que realmente ela deseja”, afirmou.

Durante a aula, foi apresentada a estrutura das unidades básicas aos novos integrantes da equipe que foram convocados por meio do Processo Seletivo Simplificado, como foi o caso do enfermeiro Thiago Reis. “Esse curso vai ser uma troca de experiência com a professora e com outros profissionais. Nós somos um instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS) e queremos que a população tenha um atendimento qualificado”, disse o enfermeiro.

Enfermeira há 10 anos, a também aprovada pelo Processo Seletivo Simplificado, Carolina Nunes Ivo, de 35 anos, destacou a relevância da capacitação do profissional da saúde, uma vez que a área está em constante desenvolvimento tecnológico. “Todo dia tem inovação surgindo, uma nova informação, principalmente nas questões relacionadas às pesquisas e estudos científicos. Então, são de grande qualidade esses ensinos e eu acho que ajuda muito”, relatou a enfermeira.

Os próximos encontros acontecerão no dia 21/01, na Unidade de Saúde da Família Marinelândia, em Cordeirinho; dia 28/01, no Colégio João Monteiro, no Recanto; e dia 01/02, na unidade Caio Figueiredo, em Inoã.

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s