Equipe campeã

Pioneira de ginástica conquista campeonatos e modalidade vem ganhando mais adeptos

Brilho, pompa, muito trabalho, profissionalismo e determinação é a chave do sucesso da equipe Bruna Caldas de Ginástica Rítmica. A mais recente conquista da equipe foi o bicampeonato, na VIIª edição da Copa Maricá de Ginástica, realizada no Esporte Clube. Além disso também foram vice-campeãs da Copa Carioca de Ginástica Rítmica 2018, em dezembro na cidade de Niterói.
A responsável pela equipe é a ex- atleta Bruna Caldas, que começou a praticar a modalidade aos 6 anos de idade em Niterói, levada pela avó. Aos 9 anos tornou-se atleta federada e participou de campeonatos estaduais, brasileiros e do Gymnaestrada, mundial realizado em 1999 na Suécia. “Trabalho há 18 anos em clubes e escolas. Estou há 13 anos dando aulas em Maricá. Conheci a cidade através de uma amiga e há dois moro aqui”, conta ela que também dá aulas em escolas de Maricá, em Rio Bonito e São Gonçalo.
Segundo ela, o início na cidade não foi nada fácil. Vinha de Niterói, e não tinha ninguém para praticar o esporte. “Até que um belo dia apareceu uma aluna e foram aparecendo mais e mais. Começamos a participar de apresentações, isso no primeiro ano. Em seguida participamos de competições. Com o tempo fui ganhando reconhecimento em toda a cidade. Hoje somos umas das maiores equipes da região”, comentou.
Bruna Caldas formou uma equipe com profissionais de educação física, estagiários ou ex ginastas que lhes auxiliam nas aulas e ajudam nos dias de competição. Bruna ainda destaca que a Ginástica rítmica oferece aos praticante, assim como qualquer modalidade esportiva, disciplina, trabalho em equipe e superação.

Sobre a ginástica rítmica

Em um tablado com 13 metros cada lado, as provas são disputadas em formato individual ou por equipes com 5 ginastas. Em cada apresentação, a atleta manuseia um dos cinco elementos:Corda: podendo ser feita de material sintético ou fibra natural, seu tamanho é equivalente ao da ginasta. Esse instrumento possibilita uma liberdade de movimentos, como saltos e rotações; arco: Composto de madeira ou plástico e o diâmetro de 80 a 90 centímetros, o material deve ser resistente para os rolamentos e lançamentos. Além de passagens por dentro do arco; bola: com diâmetro de 20 centímetros, é feita de borracha ou material sintético, o que facilita suas principais funções: quicar e rolar, não só sobre o corpo, como no solo também; maças: suas medidas variam de 40 a 50 centímetros, pesando apenas 150 gramas. Serão sempre duas por atleta. As principais características dessa categoria são círculos, lançamentos e batidas e fita: feito de cetim com 6 metros de comprimento por 4 a 6 centímetros de largura. Além dos lançamentos, as ondulações e os espirais são muitos utilizados nas apresentações. A fita não pode em nenhum momento enroscar, estando sempre formando desenhos no ar.
A competição é dividida em duas partes nos Jogos Olímpicos, primeiro a classificatória onde as dez melhores seguem para a final. Lembrando que neste tipo de competição um dos cinco elementos não são usados.
O tempo de duração da série no individual é de 1’15” a 1’30” e com 2’15” a 2’30” na competição por equipe.

Fonte: https://www.infoescola.com/esportes/ginastica-ritmica/

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s