Prefeitura abre canal da Barra de Maricá

O presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado e o secretário municipal de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, acompanharam de perto o trabalho de abertura do canal da Barra de Maricá, iniciado na manhã desta quinta-feira (31/01).

Autorizado pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01), o serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas. A medida é comemorada pelos pescadores nativos da região. “Agradecemos ao Governo do Estado, através da secretaria de Meio Ambiente e do Inea, que entenderam a necessidade emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar nossas lagoas”, disse Renato, ressaltando que esta não é uma medida definitiva.

“É importante ressaltar que esta não será uma abertura permanente, e sim uma medida emergencial, que utilizará os picos de maré alta para oxigenar as lagoas. Fizemos uma batimetria e alguns estudos hidrográficos que mostraram que nos picos de maré alta a água vai entrar, e no pico de maré baixa ela vai soterrar a área. Desta forma, diariamente faremos trabalhos manuais para o controle da vazão”, explicou o presidente da Somar.

Quatro máquinas, sendo duas escavadeiras de esteira e duas S90, fazem a retirada da areia e o aprofundamento da área, que tem cerca de 200 por 300 metros. “Pretendemos chegar no ponto de abertura no sábado (02/02), por volta de 10h ou 11h. Estamos trabalhando com muita intensidade e as máquinas estão fazendo a retirada de cerca de um metro cúbico de areia por minuto. Mais duas máquinas estão para chegar, serão mais duas esteiras de braços longos autorizadas pelo secretário Helter Ferreira, para ajudar na celeridade”, afirmou Renato Machado.

Morador da Barra de Maricá há 48 anos, o aposentado Mauro José Fernandes, de 75 anos, apoiou a iniciativa. “Estamos sentindo que nossas lagoas estão morrendo, alguma coisa tem que ser feita mesmo, e tudo que está se fazendo para o bem, tem que dar certo”, disse.

A comerciante Ieda Viana, de 51 anos, comemorou a chegada das equipes. “Estou muito feliz por vê-los aqui, esta obra é muito importante para nós, a prefeitura está fazendo um excelente trabalho”, finalizou.

Fotos: Gabriel Reis

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s