Canal da Barra de Maricá é fechado de forma natural

A entrada do canal da Barra de Maricá foi fechada naturalmente na madrugada desta quinta-feira (07/02). O início da passagem sob a ponte ficou a uma distância de 40 metros das águas do mar e com uma largura de 35 metros. A autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) mantém nove máquinas no local (sete retroescavadeiras e dois tratores de esteira) para diminuir a altura das dunas de areia que se formaram nas margens.

O fechamento ocorre uma semana depois do início dos trabalhos de abertura da passagem, iniciada no dia 31 de janeiro quando homens e máquinas da SOMAR começaram a retirar areia do leito do canal para facilitar a entrada da água do mar. Na quarta-feira (06/02), o volume que entrou no sistema lagunar aumentou bastante em razão da subida do nível do mar.

Recanto

Na tarde desta quinta-feira, o presidente da SOMAR, Renato Machado, esteve no Recanto de Itaipuaçu e disse que avalia uma forma de revitalizar o canal, cuja extensão vai até São José de Imbassaí, realocando algumas pedras que compõem a entrada junto à praia, o que inclui algumas no fundo do leito. Segundo ele, a equipe técnica da autarquia fará um estudo sobre a viabilidade do processo.

Fotos: Marcos Fabrício e Gabriel Reis

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s