Competição de rugby agita praia da Barra de Maricá

O domingo de sol também teve esporte na praia da Barra de Maricá. Onze equipes de todo o estado disputaram durante o dia o 1° Maricá Beach Rugby, evento com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os vencedores foram o Team Freitas, de Itaguaí (categoria Adulto Masculino), Rio Rugby (Adulto Feminino) e Grêmio Náutico Maricá (Juvenil Masculino).

Segundo Thiago Alves, que está a frente dos times, o rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico bem democrático, que permite a participação de todos, independentemente de disposição para correr, força, peso ou beleza.

“Os valores do rugby são a paixão, o respeito, a disciplina, a integridade e a solidariedade. Com o tempo dos treinos se adquire preparo físico. Além disso, os juvenis são responsáveis pela limpeza e organização do material e aprendem que ninguém é melhor do que ninguém ali. Por isso, temos um time coeso”, explicou.

Capitã do time feminino, Lidiane Lima, 34 anos, pratica esportes desde os 6 anos de idade. Esposa de Thiago, sempre o acompanhava e resolveu reunir um grupo de amigas e jogar também. “Todas as mulheres se dividem entre os serviços de casa, trabalho, mas nem por isso deixamos de se esforçar e serem competitivas. Então é gratificante. Porque a gente vê o time saindo do zero em busca da melhora. Essas classificações são recompensa, de que treinamos para alçar voos mais altos”, resume.

Aos 18 anos, João Pedro Rosa Antonio é o capitão do time juvenil. Convocado pela Seleção Brasileira para participar da sub-18, ele disputa vaga para o mundial desse ano com outros 45 atletas. Desses, 20 vão para o mundial. “Eu já jogava futebol americano, mas uns amigos começaram a jogar rugby e eu fui jogar com eles. Me identifiquei. Era um hobby, mas assumi a responsabilidade de líder do time juvenil e passei a jogar também no time adulto masculino. Saber que fui selecionado serve como motivação para os outros atletas, de que eles também podem conseguir”, contou.

Quem quiser praticar a modalidade, basta comparecer às segundas-feiras no polo de Araçatiba que fica em frente ao Restaurante Bora Bora ou nas quartas-feiras no polo de São José do Imbassaí que fica na Orla das Amendoeiras, sempre às 19h30 e participar da aula. Os treinos para os atletas mais antigos acontecem também às terças, quintas e sábados no Campo da Divinéia, sendo os dois primeiros dias às 19h30 e no sábado às 15h.

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s