Limpeza de canais volta a evitar transbordamentos de cursos hídricos

O trabalho realizado pela equipe de limpeza de rios e canais de Maricá fez toda a diferença durante a forte chuva que caiu sobre a cidade na noite da última quarta-feira (06/02).

A precipitação que chegou a 55,38 milímetros não provocou nenhum transbordamento nos cursos hídricos da cidade que, mesmo com a elevação de seus níveis, tiveram boa fluência até as lagoas. Mesmo depois da chuva, o grupo vinculado à autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) permaneceu de prontidão até a melhora nas condições do tempo.

Com a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela gestão dos rios e lagoas do Estado, a equipe de limpeza iniciou sua atividade há quase dois anos, depois do alagamento causado por um temporal acima da média ocorrida no dia 29 de fevereiro de 2016.

Na ocasião, vários pontos da cidade ficaram alagados e alguns moradores tiveram de deixar suas casas. O local onde houve mais prejuízos foi o Residencial Carlos Marighella, condomínio do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Itaipuaçu. Atualmente, o grupo realiza ações de limpeza que vão de 3 a 5 quilômetros de cursos d’água mensalmente.

De acordo com o engenheiro Jorge Heleno da Silva, responsável pela equipe, é sempre feito um mapeamento das áreas que mais precisam de limpeza através do monitoramento e também por solicitação de moradores do entorno desses cursos hídricos.

“Quando nos solicitam uma limpeza, fazemos uma análise previa de possíveis áreas de risco para podermos atender. A prioridade são os rios de maior volume da cidade, que recebem o que cai em seus afluentes, mas quando é preciso vamos também a esses afluentes e removemos a sujeira até as cabeceiras”, explicou Jorge Heleno. Os telefones para solicitação de limpeza são 3731-4912 e 2637-1581.

Fotos: Clarildo Menezes e Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s