Pré-conferência de Saúde recebe público participativo

A pré-conferência de saúde de Maricá aconteceu no último sábado (16) e recebeu profissionais da rede, conselheiros e a população para um debate livre e um encontro marcado por ideias que serão levadas ao V Encontro de Enfermagem de Maricá, no próximo dia 29. No encontro, organizado pela Secretaria de Saúde, os grupos foram distribuídos nos quatro distritos: Ponta Negra, Inoã, Centro e Itaipuaçu e foram acompanhados de perto pela secretária de Saúde Simone Costa.

Em Itaipuaçu, as pautas apresentadas foram diversas, entre elas a mudança na marcação de consultas, a facilitação no transporte de pacientes para os exames longe de suas residências, além de um aproveitamento melhor dos consultórios de enfermagem, onde os profissionais, que hoje estão ganhando cada vez mais destaque, possam realizar procedimentos e exames, já que os enfermeiros também tem competência para tal.

“Acho que estes profissionais ganharam e vão continuar ganhando os direitos deles, num trabalho em equipe e multiprofissional com outras especialidades. A consulta de enfermagem, por exemplo, é uma consulta importante e cobrada pela classe e hoje em dia temos consultórios de enfermeiros, especializados em patologias específicas, de feridas, por exemplo. Isso tem que ser respeitado sempre e para isso precisamos ter as conferências, garantindo os direitos dos enfermeiros”, disse Simone.

Vicente Silva, conselheiro da Pré-conferência em Itaipuaçu aproveitou a presença da secretária de Saúde para explanar alguns pedidos, entre eles o de modificar a fila de espera e marcação de consultas.  “Aproveitei para pedir que olhem com mais atenção para a questão das filas de marcação, pois muitas são desgastantes para os pacientes e seus familiares. Uma fila de espera mais humanizada, certamente, vai melhorar a vida de muitos que utilizam a rede pública de saúde de Maricá e estou aqui disposto a lutar por essa mudança”, disse Vicente.

Todas as propostas reunidas nos quatro distritos serão levadas para a Conferência Municipal, nos dias 6 e 7 de abril, onde serão definidos os temas que, posteriormente, serão levadas para a Estadual e, após, para a Conferência Nacional.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s