Mais de mil sonhos realizados

1241 alunos receberam o benefício do Passaporte Universitário

Os estudantes universitários de Maricá agora contam um incentivo a mais para garantirem seus estudos. Um total de 1.241 alunos foram contemplados com o benefício do Passaporte Universitário, que tem o apoio de cinco instituições privadas de ensino. A cerimônia, com a presença do prefeito Fabiano Horta, foi  realizada no Centro da cidade.

Emocionado, o prefeito Fabiano Horta falou sobre o programa. “O significado é concreto. Gente que não  faria universidade, fará em 2019. Universidade é um espaço para todos”, declarou o prefeito.

A estudante Alessandra Silva Santos, moradora de Pindobas foi uma das contempladas com a bolsa. Ela vai cursar Enfermagem na Universidade de Maricá com bolsa de 100%. “Comecei a cursar Administração, mas não gostei. Sempre foi minha paixão desde criança, porém  quando via cortes profundos ficava meio nervosa, isso com o tempo foi passando e com as condições que me encontro hoje cuidando do meu avô em casa tive que me virar e fazer os curativos da sonda gastrotomia que ele usa e outros ferimentos que ocorrem devido a pele dele ser muito fina. Foi quando resolvi fazer um curso técnico em enfermagem no qual estou a um ano já e estou amando. E quando surgiu essa oportunidade do passaporte universitário não pensei em outra coisa a não ser me graduar em enfermagem também”, comentou.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o Passaporte Universitário é o programa de maior relevância social da atual administração. “Nesse primeiro momento iremos qualificar mil pessoas que não tinham oportunidades de poder ingressar numa universidade. É um legado incomensurável que vai ficar para sempre na vida da população de Maricá”, conclui a secretária.

O programa foi lançado com dois tipos de bolsas. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

As instituições credenciadas até o momento são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade de Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso). Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s