Aulas do Pré-Encceja 2019 começam com mais de 370 inscritos

Com mais de 370 inscritos, só no polo do Centro, começou na última quarta-feira (23/05), na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, a segunda edição do Pré-Encceja, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Prefeitura por meio das secretarias de Relações Institucionais e de Educação. O curso tem como objetivo preparar jovens e adultos que não terminaram os estudos em idade escolar adequada para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), marcada para 25/08.

Pela primeira vez no Centro, a iniciativa possui mais três polos, Residencial Carlos Marighella em Itaipuaçu, Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas em Inoã e EM Marisa Letícia Lula da Silva, também em Inoã. Este ano o programa recebeu 1048 inscrições. As aulas Pré-Encceja 2019 acontecem as segundas e quartas-feiras, sempre das 19h até as 21h30, com exceção do polo Marisa Letícia, onde as aulas acontecem as terças e quintas-feiras, no mesmo horário.

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil. Ele nasceu em 2018 com turmas nos condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu e esse ano a Prefeitura decidiu ampliar para o Centro e disponibilizou mais um polo em Inoã, na escola Mariza Leticia, pois o objetivo é atender o maior número de interessados dentro do município”, explicou Carla Souza, coordenadora geral do Pré-Encceja.

“Hoje temos seis aulas acontecendo aqui no polo do Centro. Temos português, matemática, geografia, entre outras matérias e as aulas funcionam como num esquema rodizio, garantindo assim, que todos os alunos, ao longo do projeto, assistam a todas as aulas”, garantiu a coordenadora.

“Fiquei gravida muito cedo, casei muito cedo e tive que interromper meus estudos”, contou Brena do Amaral, de 16 anos, moradora de Ubatiba. “Há dois meses perdi meu marido e me vi sendo pai e mãe de três crianças. Achei que  meus sonhos tinham acabado, mas quando soube desse projeto por uma amiga decidi me inscrever e consegui no último dia. Com esse curso e com a minha dedicação eu tenho certeza de que vou conseguir me formar e ser uma professora, vou passar nessa prova e serei quem eu quiser ser”, completoua jovem, que havia tentado, sem sucesso, matricular-se em uma escola. 

“Acho muito interessante esse investimento da prefeitura em politicas públicas dentro do município. Maricá está realmente remando contra a maré. Fica evidente que o governo municipal não quer que o maricaense se contente com o mérito-tecnicismo, todos nos queremos ir além”, avaliou a professora do Pré-Encceja Anne Gabriele Muniz, que já ministrou aulas do projeto em 2018.

“Infelizmente a maioria dessas pessoas chega aqui sem esperança, pois foram perdendo isso ao longo da vida. E, resgatar essa esperança de um futuro melhor é um dos grandes desafios dos professores. Esses alunos superam o cansaço, o dia de trabalho, a falta de tempo e nós que lutamos por uma educação de qualidade, pelo acesso, pela equidade e pela igualdade,  não poderíamos estar mais felizes do que trabalhar em um projeto que oferece uma educação para todos”, afirmou Anne Gabriele.

“Ano passado tivemos 59 aprovados, o que é surpreendente e esse ano tínhamos a previsão de receber  aproximadamente 300 inscritos, mas chegamos a mais de mil”, relatou Willian Campos, coordenador pedagógico do Pré-Encceja.

“Nosso sentimento é de felicidade. No dia 29 de maio faremos um aulão no Cine Henfil, no Centro, com o objetivo de motivar toda essa galera. Afinal, o mais importante é que  todo mundo que se inscreve no Pré-Encceja  quer realmente voltar a estudar. E, para isso não tem idade. Temos alunos de 40, 50, 70 anos e isso é muito legal.  As pessoas acreditam e confiam na metodologia do curso”, frisou o coordenador informando em seguida que na próxima segunda-feira, dia 27/05, começam as aulas nos polos de Inoã e de Itaipuaçu.

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s