Dia do Desafio estimula hábitos saudáveis em mais de 3 mil cidades

Mais de 3 mil cidades do continente americano participam hoje (29) do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática de atividade física e esporte. Esta é a 25ª edição do evento criado no Canadá. No Brasil, as atividades são encabeçadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), de São Paulo.

A proposta é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis por meio de competição entre cidades de diversas partes do planeta. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população vence o desafio.

“Nesta data, forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população”, disse, em nota, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

As duplas de cidades, de tamanho equivalente, foram definidas por sorteio na edição do ano passado. Neste ano, elas continuam disputando entre si tentando aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes.

A competição entre essas cidades é trienal e segue até 2020. As cidades também são classificadas no ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados dos dois municípios desafiantes, o qual é atualizado a cada ano.

Em Maricá, a Secretaria de Esporte e Lazer convida a todos seus funcionários e a população em geral para registrar uma foto fazendo qualquer tipo de atividade física e enviá-la para o e-mail desafiomarica@gmail.com ou publicá-la com a hastag #eunodesafiomarica2019 nas suas redes sociais das 0h às 21h informando o local, hora, atividade e público.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar, cujo objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a participar de qualquer atividade física, por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, seja dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre várias outras opções.

“Maricá é uma cidade que respira esporte e estamos convocando toda a população para participar dessa saudável competição. Inserir uma atividade física na rotina beneficia muito a saúde e só soma para uma boa qualidade de vida. Faça seu registro e nos ajude a vencer!”, declarou o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Bittencourt.

“Fizemos uma mobilização com todas as secretarias para que disponibilizasse no seu próprio setor uma ginástica funcional. A ideia é que os funcionários façam um grande alongamento em frente à Prefeitura com o incentivo à pratica da atividade física para que a sociedade desperte seu interesse”, disse o coordenador de Esportes, Carlos Vagner.

No setor da educação, por exemplo, mais de 20 escolas da rede municipal receberão nesta quarta-feira a visita da equipe do Sesc em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer para participar da atividade.

O registro das secretarias é fundamental para ajudar a contabilizar o total de participantes em casa município. Esse número é utilizado na apuração dos resultados da competição entre cidades pela maior mobilização alcançada. Só serão contabilizados os registros feitos até às 21h do dia do evento. Maricá disputa a gincana com a cidade de Ourinhos, em São Paulo, e o resultado será divulgado no próximo dia 05/06.

Com informações de Agência Brasil

Fotos: Clarildo Menezes, Katito Carvalho e Tânia Rego (Agência Brasil)

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s