Cooperativas: Uma nova realidade de trabalho em Maricá

As cooperativas são uma realidade que tem crescido em todo o país. A palavra cooperativa está ligada ao verbo cooperar e é baseado nele que todos princípios e conceitos que regem uma cooperativa funcionam:  cooperativa é toda e qualquer associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas.

Em uma cooperativa as pessoas se associam por interesses comuns, organizada economicamente de forma democrática contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Em Maricá, essa realidade vem ganhando forma e duas iniciativas mostram que é possível fazer muito com esforço e dedicação de todos.

Profissionais da construção civil

A Cooplagos foi criada há seis meses, o objetivo da Cooplagos com o objetivo de criar uma linha de inclusão social agregando através de um cadastro o maior número possível de profissionais da construção civi para suprir as demandas locais de mão de obra a preços acessíveis. Segundo Reginaldo Tomáz, presidente da Cooplagos, as atividades oferecidas incluem: projetos, construção em geral, reforma e manutenção de apartamentos, casas, conjuntos habitacionais, prédios, armazéns, depósitos entre outros.
“Temos que ser empreendedores, tomar a frente, tomar a liderança de nossas vidas, seja ela no campo pessoal ou profissional, é isso que nós cooperados e eu como presidente da cooperativa estamos buscando parcerias, conhecimento , porque ninguém cresce sozinho”, comentou.

Cooperativa de Costura, Confecção e Moda

Outro empreendimento é o da Cooperativa de Costura, Confecção e Moda de Maricá, cujo nome fantasia é Ubuntu. O empreendimento existe há três anos e foi criado após o curso de corte e costura oferecido pelo Senai no Minha Casa Minha Vida em Itaipuaçu. A direção é formada por Marcia Lopes, presidente e Andréa Rêgo, diretora administrativa. Para capacitar as costureiras foi convidada a estilista Wanise Las Casas, de 48 anos, paulista e há 15 morando na cidade. Hoje ela é diretora financeira. “ Trabalho com moda há 20 anos. Começamos com 20 e hoje temos 37 costureiras capacitadas. Elas já podem até ter o próprio negócio. Agora estamos tendo o nosso CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e nos tornando uma empresa. Poderemos vender para as lojas e outras empresas. No ano passado, produzimos peças para o Natal Luz e ecobags para a participação de Maricá na Feira de Petróleo e Gás, no Rio”, contou Wanise.

Cooperativa de crédito

Uma modalidade de cooperativa que ajuda as demais é o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. O Sicoob possui  4,4 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.
Os depósitos em cooperativas financeiras têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.

Maricá tem se destacado no cenário nacional e mesmo internacional como uma cidade que cria políticas sociais inovadoras e exemplares. Agora, através de sua secretaria de economia solidária, a cidade busca incentivar o povo construir sua própria economia, através do cooperativismo. Se você tem alguma ideia é quer juntar amigos, vizinhos ou parentes com o objetivo de empreender de forma coletiva e criativa, está aí uma bela oportunidade. Procure a prefeitura e saiba como montar sua cooperativa.

Fotos: Paulo Polônio e Lei Seca Maricá

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s