Colapso na estrutura causou interdição da ponte da Rua 83, em Itaipuaçu

O intenso movimento de veículos de passeio e pesados fez com que a ponte sobre o Canal da Costa em frente à Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83) iniciasse um processo de colapso, o que motivou a sua interdição pela Prefeitura para automóveis e caminhões desde quarta-feira (29/05).

O diagnóstico foi feito por engenheiros da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), ao constatar que uma das vigas de sustentação no lado da praia criou uma espécie de “barriga” por conta do peso. Na superfície, é possível observar falhas no asfalto provocadas pelo problema estrutural.

A mesma ponte, em março de 2012, ruiu parcialmente sob um caminhão a serviço das obras do emissário de efluentes do Comperj que trafegava com 47 toneladas de carga, mais de 20 acima da capacidade do veículo e muito além do que a estrutura suportava. Na ocasião, a empresa responsável pelo veículo realizou os reparos.

Pedestres e ciclistas têm circulação liberada sobre a antiga peça viária, construída há mais de 50 anos. Para os motoristas, porém, a opção mais próxima de acesso à praia é a ponte da Rua 70, além da passagem da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um) e a da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um).

Segundo a Somar, a ponte ficará fechada de forma definitiva e uma nova via, semelhante à que foi erguida ao lado da Praça dos Gaviões, também será construída no local.

“Publicamos a licitação neste mês e ela deve acontecer em junho. Além da Rua 83, haverá pontes novas em outros cinco locais só em Itaipuaçu, mas há outras previstas em partes diferentes da cidade também”, disse o presidente da Somar, Renato Machado, citando como contempladas as ruas 53, 128 e a Estrada dos Cajueiros, no trecho sobre o rio Bambú.

Fotos: Michel Monteiro

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s