Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com atividades no Centro

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado nesta terça-feira com ações realizadas pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro).

Visitantes e estudantes das redes pública e privada lotaram o espaço – repleto de estandes – onde puderam receber doações de hortaliças e mudas; orientações sobre os serviços de licenciamento ambiental, certidão para ligação de energia elétrica, poda e corte de árvore, fiscalização ambiental e informação de área protegida; além de acompanhar de perto as exposições da Coleção Didática do Museu Nacional e das fotografias do Patrimônio Ambiental do município.

De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, ao longo de cinco anos, através do programa Maricá+Verde, a pasta conseguiu distribuir mais de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, e isso reflete na melhora do município. 

“Estamos contribuindo e fazendo a nossa parte pelo meio ambiente da cidade. Como hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, a gente acaba ganhando mais uma oportunidade de estar perto da população, mostrar os nossos serviços e conscientizar as pessoas sobre a importância e responsabilidade de se manter o ecossistema vivo”, afirmou.

Para Fernanda Carmo (33 anos), que é moradora do Parque Nanci e levou a filha Laura (4 anos) para o evento, estas iniciativas agregam valor e conhecimento.

“Vim trazer minha filha para fazer um exame e vi que estava acontecendo o evento, uma pena não ficar sabendo antes, para trazer também os meus alunos. Sou professora de ciências, e achei um evento muito bacana para a população ter acesso a estas informações. O cuidado com o meio ambiente é tarefa de formiguinha e tem mesmo que começar com as gerações futuras, por isso sempre incentivo minha filha e alunos”, comentou.

Moradora de Itapeba, Cláudia Paiva de Morais Silva (42 anos) soube da inIciativa pela internet e se programou para participar com a filha Kayla (11 anos). “Viemos antes do horário dela na escola. Temos o costume de aproveitar todas as atividades oferecidos em Maricá, que normalmente são gratuitas, e é sempre muito valioso”, disse Cláudia.

Participaram da comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente representantes do Projeto Aruanã (UFF), que tem o objetivo de monitorar a presença e a qualidade de vida das tartarugas marinhas existentes na Baía de Guanabara e adjacências; da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Tiririca; da Secretaria de Educação, com o projeto ciência itinerante; da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, com doação de mudas frutíferas e hortaliças; da Secretaria de Cultura com exposição de fotos do patrimônio natural de Maricá; da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), com o projeto Praia Limpa; e Secretaria de Proteção e Defesa Civil com exposição de equipamentos.

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s