Secretaria de Saúde leva ação de prevenção ao Manu Manuela

Os moradores do loteamento Manu Manuela tiveram uma manhã mais saudável na última sexta-feira (07/6). Uma ação da Secretaria de Saúde de Maricá atendeu pacientes da localidade aferindo pressão e níveis de glicose, além de sessões de yoga, auriculoterapia, ‘quick massage’ e uma palestra sobre alimentação. A equipe do posto de saúde São José II foi a responsável pelo atendimento, juntamente com integrantes do programa Viver Bem (também vinculado à pasta) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de São José de Imbassaí.

A ação foi realizada a pedido do grupo Amigas do Manu, que reúne moradoras em prol de melhorias para o bairro. Segundo Thayná Vila Real, integrante do grupo e recém-eleita presidente da associação de moradores, o número de novos moradores cresceu nos últimos anos e o acompanhamento de pacientes também deve ser maior. “O bairro está melhorando e atraindo muita gente, mas quem vem de fora muitas vezes não sabe do atendimento que o bairro recebe. Por isso é importante a presença aqui no bairro”, ressaltou Thayná.

A enfermeira Michele Diniz, responsável pela equipe, afirmou que o público-alvo da ação eram pacientes que sofrem de diabetes e hipertensão, mas não apenas esses. “O evento é aberto a todo público da região, porque a ideia é de prevenção”, garantiu ela. A endocrinologista Cíntia Caravella, que atua no posto São José II, revelou que será feito um levantamento do perfil dos pacientes do Manu Manuela a partir dos dados levantados. “Como não temos um quantitativo muito preciso sobre esses casos, é importante estar aqui para que o paciente nos conheça. Após esta ação, teremos um perfil clínico mais definido e também quais são as demandas de urgência entre eles”, explicou a médica de família.

Entre os pacientes, estavam moradores antigos como Nilta Andrade Vieira, de 74 anos, que nasceu e foi criada no loteamento. “Tudo isso era um grande matagal e agora o bairro só melhora, e isso que está acontecendo hoje era uma necessidade para nós. Está ótimo”, opinou ela. Outro veterano do bairro que compareceu foi Carlos de Oliveira, que esbanjava saúde aos 84 anos. “Vim só para garantir que está tudo bem. Isso era o que a gente precisava aqui”, reforçou. Para a dona de casa Vânia Cristina Ferreira, de 58 anos, a ação serviu para atualizar as informações sobre suas taxas. “Tenho de ir ao médico nos próximos dias e vou levar tudo novinho para ela. O melhor é que foi do lado de casa, nem precisei sair”, celebrou.

Fotos: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s