Tapa-buracos chega à Estrada dos Cajueiros

A Estrada dos Cajueiros ficou com trânsito em meia pista na manhã da última segunda-feira (05/8) em função de uma operação tapa-buracos realizada pela Prefeitura. Parte do asfalto da via cedeu em razão das chuvas do fim de semana e, por isso, homens e máquinas fazem o reforço do solo usando pedras para, em seguida, aplicar a camada de asfalto.

Outros grupos atuaram ainda em diferentes locais de Itaipuaçu, como a Rua Van Lerbergue (antiga 34) e em trechos da Avenida Carlos Marighella. Em frente ao bairro do Marquês, houve também uma ação semelhante na altura do quilômetro 30,5 da rodovia RJ-106. A operação ficou a cargo de equipes da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Rua de Itaipuaçu recebe nova iluminação

Não são apenas ações de urbanização que a Prefeitura vem fazendo em Itaipuaçu diariamente. A Secretaria de Iluminação Pública também está atuando para melhorar as condições de tráfego e segurança das vias do bairro. A última a ser beneficiada foi a Rua 62, no trecho entre a Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) e a esquina com a Rua 40, onde foram instalados 30 novos  braços de luz. A rua é um acesso alternativo ao Residencial Carlos Marighella (condomínio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Itaipuaçu) e também para regiões como Parque Vera Cruz e Itaocaia Valley.

Morando próxima aos últimos postes da rua, a dona de casa Edineusa Santana Trindade era só alegria com a frente da casa mais iluminada. “Era muito escuro aqui, e agora dá para sair à noite de bicicleta se precisar, pode entrar a qualquer hora e ficar até tarde conversando aqui na frente. Ficou muito melhor agora. Foi uma bênção na minha vida!”, comemorou ela, de 43 anos.

De acordo com a pasta, só em 2018 foram realizadas 37.966 manutenções no chamado Parque de Iluminação Pública – 3.242 operações a mais do que em 2017, quando as equipes realizaram mais de 34 mil intervenções. Para se ter uma noção do que isso representa dentro dos 362 km² de área do município, a cidade tinha instalados em 2009 em torno de 15 mil pontos de iluminação pública. No fim de 2016 o número já era de 32.343 e hoje, esse total já chega a 37.500 pontos.

“Sabemos que a Iluminação Pública é uma forma de garantir ao cidadão o direito de ir e vir”, explica o secretário Adelso Pereira. “Mais ações estão sendo programadas nesse sentido”, completa.

Para este ano, a secretaria planeja implantar ainda seis mil novos pontos com luminárias de Led, fazer o recadastramento de todo o Parque de Iluminação Pública através da implantação de controle com QR code, completar a iluminação em toda a extensão da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) dentro do município – até a entrada do Flamengo – com 540 postes e 1.500 luminárias de led, além de instalar outros 200 postes de 12 metros de altura e 400 luminárias de led de 300 watts, totalizando 5,5 quilômetros de iluminação pública nas orlas de Itaipuaçu, Marine (São José do Imbassaí) e Ponta Negra.

A secretaria ainda disponibiliza canais diretos com o morador, onde são recebidas as solicitações para manutenção da iluminação ou instalação de novos pontos. Estão disponíveis para a população os telefones 08000239633 e 2636-7141. A pasta recebe, por mês, 3.500 demandas.

Fotos: Evelen Gouvêa

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s