Maricá recebe festival internacional de dança com nomes consagrados

Realizado há 16 anos pelo Espaço Tápias com o objetivo de promover, valorizar e democratizar a expressão artística, o projeto Dança Em Trânsito estará em Maricá nos dias 18, 19 e 20 de agosto para apresentar aos maricaenses companhias de destaque do cenário atual.
Tendo como marca principal a ocupação de espaços urbanos, além dos convencionais, propicia ainda a troca de experiências entre grupos nacionais e estrangeiros, incentivando assim o desenvolvimento da linguagem da dança.
Serão 13 atrações do Brasil – incluindo as companhias Focus, Quasar e Ballet do Theatro Municipal – e mais dez artistas e companhias da França, Itália, Suíça, Holanda, Espanha, Portugal, Cuba e Burquina Faso.

Uma das estrelas internacionais é a companhia holandesa Marta & Kim Company, da artista de circo Marta Alstadsaeter e do bailarino Kim-Jomi Fischer, que vem ao Brasil pela primeira vez trazendo o premiado espetáculo Engel, vigoroso dueto que questiona a consciência e os caminhos do pensamento. Martha e Kim estarão se apresentando na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no domingo dia 18/08.

Quem também se apresenta neste mesmo dia na praça é a premiada Focus Cia de Dança, dirigida pelo coreógrafo e bailarino Alex Neoral com o espetáculo Trupe. Já a Quasar Cia de Dança, do coreógrafo Henrique Rodovalho, apresenta trabalhos interpretados unicamente por mulheres. A coreografia Mulheres será exibida no dia 20/08 no Cineteatro Henfil, no Centro.

Em Maricá, o carioca Bruno Duarte dá aula (19/08) sobre a modalidade Krump, dança urbana surgida em 2000, e Romual Kabore, de Burquina Faso, demonstra suas técnicas de dança africana (20/08), ambas no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Mumbuca. Todas as oficinas são gratuitas, limitadas ao número de vagas e estão com inscrições abertas pelo email workshop.dancaemtransito@gmail.com.
“Estou muito feliz de trazer o projeto para Maricá, uma cidade em que estive há 30 anos e que mudou muito desde então, está mais bonita e com muita sede de realizar coisas boas para os moradores. Maricá quer e pode acolher eventos desse porte e estar entre os municípios que, como eu, acreditam na transformação do social através da arte”, diz a diretora artística e curadora do projeto, Giselle Tápias.

Nesta edição de 2019, o evento acontece simultaneamente no Brasil e na França também nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Florianópolis, Capivari de Baixo, Tubarão, Alto Bela Vista (SC), Entre Rios do Sul (RS), Minaçu (GO) e se encerra em Paris, França, em setembro. Desde sua criação, amplia seu público em novas localidades e regiões do Brasil e do exterior, com cerca de 630 apresentações de dança contemporânea de 102 companhias nacionais e 57 internacionais em 26 cidades dentro e fora do país.

Para a secretária de Cultura, Andréa Cunha, o Dança em Trânsito posiciona a cidade em um lugar de relevância dentro do setor da dança. “Fortalece não só a vocação do município para a arte em movimento, mas, principalmente, em sua vontade política de oferecer a todos os que aqui vivem acesso a espetáculos de qualidade e crescimento pelo viés da cultura”, conclui.

Foto: Katito Carvalho

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s