Nos passos do sucesso

O bailarino Ghabriel Gomes em breve fará parte de escola de dança na Alemanha

O sonho de todo bailarino é fazer parte de uma grande companhia de dança, principalmente se ela for internacional e respeitada. Esse é o sonho que o maricaense Ghabriel Gomes dos Santos, 23 anos está realizando. Ghabriel recebeu uma proposta para ingressar na Thüringer Staatsballett na Alemanha.

No início ele queria ser ator, mas a dança acabou levando para outro caminho. Gabriel conta que começou no curso de teatro na companhia de teatro Máscaras de Itaipuaçu, com os professores Mário e Raul aos 6 anos. “Nunca pensei em ser bailarino. Meu sonho era ser ator.Desde então todos os anos da minha vida passei nos palcos. Quando fiz 13 anos tive a certeza que seria ator e então fui buscar cursos no Rio e em Niterói, foi quando a dança entrou na minha vida”, comentou.

Pelas mãos de Thiago Piquet ,seu primeiro professor de Dança, chegou a Escola de Dança MovimentArte onde iniciou seus estudos no Ballet Clássico com as professoras Ana Beatriz Alencar e Moema Ameom.

Depois de dois anos de muita dedicação foi admitido no “Projeto Aprendizes” da Companhia Brasileira de Ballet, com direção de Jorge Teixeira. Nesse período teve oportunidade de participar de grandes ballets de Repertório e nessa Companhia se profissionalizou na Arte.
Passou por diversos Estados, como corpo de baile e solista.

“Para fazer um personagem específico, seria necessário que eu soubesse dançar e eu não tinha noção alguma de dança.Um professor de Teatro que também era bailarino, o Tiago Piquet, me levou até a Movimentarte Escola de Dança. Nesse momento a certeza de que que eu seria um ator caiu por terra. Então eu descobri a razão pela qual amava estar no palco.A dança que há em mim é visceral e eu acredito que tudo que fiz antes dela foi uma preparação para sua chegada em minha vida”, relatou.

Suas influências não vieram da família até mesmo porque é o único artista, mas sempre teve muito apoio no que escolheu para a vida, tanto dos pais quanto dos familiares em geral. “Embora eu tenha nascido e crescido em Maricá, precisei buscar estudos profissionalizantes no centro do Rio. Já fiz parte da Companhia Brasileira de Ballet, já dancei temporadas com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Hoje sou solista da Ballet Escola Maria Olenewa (BEMO) do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que é uma companhia jovem que acontece dentro do Theatro Municipal .

Ballet Escola Maria Olenewa


Fundada em 1927, sendo a mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino da dança e à formação de bailarinos clássicos. Sua fundadora, a bailarina russa Maria Olenewa (1896-1965), esteve no Brasil como integrante das companhias de Ana Pavlova e Leonide Massine, em 1918 e 1921, respectivamente.
Em 1926 se estabeleceu no Rio de Janeiro onde apresentou ao governo do então Distrito Federal a proposta de criação de uma escola de formação de bailarinos. O objetivo principal era possibilitar a futura organização de um corpo de baile para atuar nas temporadas líricas, evitando a constante contratação de profissionais no exterior, como também de viabilizar o estabelecimento de uma temporada de dança voltada para a apresentação dos balés de repertório.
Atualmente utiliza as instalações do terceiro andar do novo prédio anexo do Theatro Municipal, enquanto aguarda a finalização de sua nova e definitiva sede na Central Técnica do Porto. A Escola de Dança oferece curso profissionalizante com aulas de balé clássico, pas-de-deux, repertório clássico, danças características, dança espanhola, balé contemporâneo, composição e improvisação, história da arte, história da dança, terminologia da dança clássica, educação musical, comportamento e atitude profissional. Ao longo de sua existência vem sendo responsável pela formação dos mais importantes nomes brasileiros que atuam como bailarinos, coreógrafos, maitres, professores e ensaiadores no Brasil e no exterior.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s