Ponta Grossa recebeu ação social no último sábado

O CRAS Itinerante, com o CRAS São José (equipamentos administrados pela Secretaria de Assistência Social), a convite da Associação de Moradores e Amigos de Ponta Grossa, realizou mais uma ação social, no último sábado (21/09), com diversos serviços oferecidos pela prefeitura para os moradores da região. O evento aconteceu na sede da associação.

A equipe do CRAS São José orientou os moradores sobre as atividades e inscrições para oficinas geradoras de renda. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Equoterapia, o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e o projeto Casamento Comunitário informaram sobre os serviços oferecidos nas unidades.

Os moradores também tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), do Acolhimento Social e jurídicas.

Os programas da Saúde do Homem e Hiperdia aferiram a pressão e testaram a glicose dos participantes, além de orientarem sobre a importância de sempre manter um acompanhamento médico, na ESF de Ponta Grossa.

A equipe do programa Saúde Bucal realizou uma palestra sobre a higiene bucal das crianças para os responsáveis presentes. Foram distribuídos kits de higiene bucal como escova, pasta de dente e fio dental para todas as crianças.

A equipe da coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de Maricá (ATAN) estava orientando sobre alimentação saudável e aproveitou para realizar o acompanhamento de Saúde do Bolsa Família como a pesagem e a medição das crianças. A secretaria de Economia Solidária tirou as dúvidas e orientou sobre os diversos programas da pasta.

Além de todos estes serviços, os homens e as crianças puderam cortar os cabelos e fazer o design de sobrancelhas com os barbeiros e com as alunas, todos acompanhados pelos professores da Embelleze de Maricá.

Norma Barroso, de 69 anos, aproveitou a ação para atualizar seu cadastro único e saber mais sobre o programa Moeda Mumbuca.

“Preciso atualizar meu cadastro, pois já se passaram dois anos. A minha filha também veio incluir seu filho e o marido no programa”, contou, em alusão às recentes alterações no programa. Na nova formatação, cada integrante da família do beneficiário também passa a ter acesso ao crédito mensal de 130 mumbucas (R$ 130).

“Nem todos têm acesso à internet para saber dos serviços da prefeitura. Acho interessante estes serviços virem para a comunidade”, complementou Norma.

Marceli Soares, de 38 anos, já se capacitou em diversas oficinas no CRAS São José e aproveitou a ação para se inscrever em mais uma.

“Foi através das oficinas que comecei a vender brindes personalizados e ajudar na renda de casa. Agora quero fazer a oficina de panificação para diversificar minhas vendas,” disse Marceli.

Bruna Ferreira, de 28 anos, foi junto com o marido para agendar a segunda via da carteira de identidade e da certidão de nascimento. “Não estava conseguindo agendar para fazer carteira de trabalho pela internet. Aqui já resolveram isso para mim”, contou.

Lucia Fonseca, de 71 anos, descobriu na ação que sua pressão arterial estava muito alta. Foi orientada a ser acompanhada pelo ESF e pela nutricionista. “Eu sou diabética e não sabia que deveria ter uma alimentação especial. Estou aliviada que posso reverter os sintomas diários me cuidando devidamente”, relatou.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s