Recanto de Itaipuaçu recebe projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’

O projeto “Lagoa Limpa, Mar de Peixe” esteve nesta sexta-feira (04/10) no Recanto de Itaipuaçu e teve a participação de alunos da Escola Municipal Mata Atlântica, que fica no bairro.

Os 24 meninos e meninas do 4º ano do ensino fundamental recolheram lixo das margens do canal e também plantaram mudas de espécies nativas, principalmente de aroeira e araçá.

Um fato inusitado, porém, acabou marcando esta edição: durante a coleta de lixo à beira do canal, uma das crianças acabou encontrando partes de um animal que teria sido sacrificado em algum ritual.

A descoberta chocou algumas delas. Para o coordenador do projeto, Gerard Sardo, a situação mostrou que as crianças estão vigilantes e sensíveis à causa ambiental.

“Essa sensibilidade deles, somada à conscientização que é a nossa meta com o projeto, ajuda a criar uma geração mais atenta à necessidade de preservação. Curiosamente, isso aconteceu em pleno dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais”, observou Gerard, que alertou também para a necessidade de os praticantes de religiões que incluem sscrifícios em seus rituais buscarem não poluir os locais. “Não é só por causa dos animais, mas uma vela dessas mal apagada pode provocar um incêndio”, afirmou.

Passado o susto, as crianças partiram para o plantio das mudas numa área próxima ao canal. Ainda com os olhos marejados, Maria Eduarda dos Santos, de 11 anos, disse que gostou de participar. “É bom para a gente aprender a preservar”, ressaltou ela. Empolgado com a ação, Nicolas Martins de Souza plantou diversas mudas de árvores. “Isso é o mais legal pra mim, plantar”, confirmou o menino de 9 anos.

De acordo com a professora Jane Silva Correia, o tema foi trabalhado com eles através de palestras e slides em sala de aula. “As pessoas costumam pensar em meio ambiente somente em 5 de junho, que é o seu dia, mas é algo para ser trabalhado diariamente. Hoje mesmo, eles me pediram uma sacola de lixo logo após o lanche. Isso já é uma coisa deles”, observou.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s