Caminhada do Outubro Rosa reúne centenas de pessoas no Centro

Cuidados com a saúde devem ser prioridade ao longo de todo o ano, mas é no Outubro Rosa que se reforçam os alertas para o câncer de mama. A fim de incentivar as mulheres a realizarem os exames necessários e tirar dúvidas sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Maricá promoveu uma caminhada no último domingo (13/10), que teve início na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), e terminou em uma grande festa na Orla de Araçatiba. 

“Outubro é apenas um mês, mas nós ainda temos outros 11, ao longo do ano, para procurar cuidar da saúde. Hoje, infelizmente, o câncer de mama ainda mata muitas pessoas, muitas mulheres jovens, que poderiam evitar o avanço da doença com o diagnóstico precoce”, ressaltou a secretária de Saúde Simone Costa. 

Acompanhada por um trio elétrico com apresentação da banda TaTudoemCasa, a programação da caminhada incluiu ainda distribuição de ipês rosa, realizada pela Secretaria de Cidade Sustentável, oferta de serviços da Secretaria de Assistência Social, corte de cabelo, maquiagem e manicure. 

Moradora de Inoã, Sandra Regina Borges (47 anos), revelou gostar de participar de todos os eventos relacionados à mulher, ao esporte, à saúde e aos animais.

“Temos que estar sempre nos conhecendo, o câncer tem cura se descoberto logo no início, então não podemos ter vergonha de nos tocar, toda mulher deve fazer o autoexame e se cuidar, a prevenção é o melhor remédio, sempre”. 

As adolescentes Victoria Bastos (16 anos) e Anna Beatriz (13 anos), estão aprendendo cedo sobe a importância dos cuidados ainda na juventude. “Um primo nos chamou para participar da caminhada, foi um incentivo para a gente procurar mais informações e cuidar mais da saúde”, revelou Victoria. “Aproveitei para verificar a minha glicose, estou achando muito legal participar, estamos aprendendo muitas coisas”, disse Anna Beatriz. 

Apoiadora da iniciativa, a primeira dama Rosana Horta falou sobre o cuidar de si e do outro. “É importante estarmos fortalecidos para cuidar do outro. Quando estamos bem, conseguimos cuidar dos nossos companheiros e amigos”. 

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s