Ponta Negra recebe programa de castração animal

A campanha itinerante de castração gratuita de cães e gatos atendeu nesta terça-feira (22/10) o bairro de Ponta Negra, no Campo do Ponta Negra Futebol Clube. Ao todo, foram disponibilizadas 40 vagas (dez para cadelas, dez para cachorros, dez para gatos e dez para gatas).

Os animais passaram por avaliação clínica, o que incluiu coleta de sangue com objetivo de verificar as condições para as futuras cirurgias, realizadas por meio do convênio firmado entre a prefeitura e a Veterinária Maricá. 

Para participar da campanha, é necessário que os animais tenham entre cinco meses e seis anos de idade e pesem em torno de três e 20 kg. Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas, em lactação ou de animais braquicefálicos, como boxer, shith zu, pug, buldogue inglês e francês, dentre outras raças.

Quem compareceu para garantir a vaga da cadela Zoe, de 10 meses, foi a moradora do bairro Ponta Negra Aideana Resende, de 45 anos, e sua filha Brena Antunes, de 20 anos. “Muito boa essa oportunidade. Não quero que ela cruze. O primeiro cio dela foi bem complicado. E a castração evitará que ela tenha diversas doenças”, destacou Aideana.

A moradora de Ponta Negra, Priscila Silva, de 41 anos, levou a cadela Canjica, de 11 meses, para avaliação veterinária e coleta de sangue. “Para mim é muito importante que ela não procrie porque não tenho condições de cuidar de mais animais”, explicou.

A coordenadora de Proteção Animal, Milena Costa, destaca que a campanha itinerante já beneficiou os bairros de Cordeirinho, Santa Paula, Itaocaia Valley e Jardim Atlântico Leste.

“Com essa ação itinerante, buscamos facilitar o acesso da população ao cadastro e permitir que mais animais sejam castrados e dessa forma diminuir a população de caninos e felinos abandonados”, ressaltou. Segundo Milena, foram atendidos, até setembro, 818 animais.

A campanha itinerante vai a Ponta Grossa, no dia 12/11, na Associação de Moradores; no dia 19/11, estará na Associação de Moradores de São José de Imbassaí; e no dia 14/12, no Centro Cultural Zumbi dos Palmares, no Barroco. 

Fotos: Evelen Gouvea

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s