‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’ no Marine, em São José de Imbassaí

A penúltima edição deste ano do projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, foi realizada na última sexta-feira (25/10) na lagoa do Marine, em São José de Imbassaí.

Cerca de 30 alunos do 4º ano fundamental da E.M. Cônego Batalha, que fica nas imediações, participaram da atividade recolhendo rejeitos deixado na beira do espelho d’água e também plantando 60 mudas de araçá. Entre os itens retirados pelas crianças, com idades entre 8 e 10 anos, estavam até tênis velhos.

De acordo com a professora Érica Mataruna, o meio ambiente é um tópico previsto no plano de curso do currículo. “Fazemos também trabalhos de campo aqui na lagoa, e eles já sabem o que podem pegar na hora de limpar”, ressaltou.

De fato, os pequenos sabiam bem o que tinham de retirar do local. “Queria dizer às pessoas para não fazerem mais isso, elas só se prejudicam”, alertou o aluno Fernando Barbosa, de 9 anos. Já a colega Damaris Cristina, de 8 anos, reforçou a necessidade de preservação. “Tem que preservar a natureza, se não a lagoa morre e a gente não pode mais pegar o peixe e o camarão dela”, disse.

Observando a movimentação, o aposentado Alvanir Bittencourt, de 65 anos, passeava com a neta Alice, de 5 anos. Ele afirmou ser fundamental esse tipo de ação.

“Isso incentiva as crianças a pensar no futuro, nos dá esperança. Tomara que assim seja bem melhor para eles”, projetou.

De acordo com o coordenador do projeto, Gerhard Sardo, a última ação do ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’ está prevista para Jaconé, na última sexta-feira de novembro.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s