Conferência de Cultura chega ao fim com diretrizes para elaboração de Plano Municipal

Palco de diversas apresentações artísticas, a Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, deu espaço para a conclusão da III Conferência Municipal de Cultura nesta quinta-feira (31/10).

De acordo com Mariana Caruso, coordenadora de articulação social da Secretaria de Cultura, neste último encontro os delegados sistematizaram as propostas dos eixos temáticos: Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural; Diretrizes para o Plano Municipal de Cultura; Valorização e Regularização de Artistas e Democratização das Atividades Culturais. 

“As pessoas discutiram políticas públicas dentro de eixos temáticos, e agora os delegados eleitos nas pré-conferências organizaram e selecionaram estas propostas, para construir a Carta de Maricá, que nos diz o que a sociedade quer como diretriz para a elaboração do Plano Municipal de Cultura”, explicou Mariana. 

De acordo com a secretária Andrea Cunha, será fácil inserir as propostas no plano da Prefeitura. “A secretaria está completamente alinhada com os desejos da sociedade. Quando falamos em trabalhar nas periferias com as incubadoras de projetos, eles também nos propõem isso; quando falamos em trabalhar um teatro popular, que abranja escolas de música, dança e teatro, eles também nos apresentam esta ideia; pontuam ainda trabalhos voltados para o patrimônio da cidade, que é outra coisa que já estamos discutindo dentro da secretaria com a Coordenação de Patrimônios. Está sendo muito interessante”, afirmou Andrea. 

Representante de movimentos jovens, integrante do projeto de cultura RUASIA e eleito delegado de artes plásticas durante a conferência, Ian David de Souza (22 anos) falou sobre os avanços obtidos com os encontros.

“Acho que estamos conseguindo dar um bom encaminhamento para as pautas da juventude. O desenvolvimento de casa culturais para formação de artistas, a divulgação dos projetos já existentes e o incentivo público vão gerar crescimento para a cidade”, destacou Ian. 

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s