Convênio com a UFF terá instalação da Escola de Startups em Maricá


A Prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) concluíram nesta quinta-feira (31/10) a assinatura do convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a instalação da Escola de Startups.

A finalização da formalização, que teve seu início na semana passada, aconteceu na sede da companhia, no Aeroporto Municipal, em Araçatiba.

Presente na reunião, o prefeito Fabiano Horta destacou a magnitude de se ter uma universidade renomada como a UFF no processo desenvolvimento do município.

“Maricá está sendo atravessada por um momento muito agudo, uma transformação muito rápida de todas as naturezas e queremos fazer isso harmonizando com o saber da região com quem pode estender isso em uma parceria muito permanente e cotidiana”, afirmou.

Com um local já pré-definido (na entrada do bairro São José do Imbassaí, na altura do km 21), a implementação da Escola de Startups será dividida em etapas que compõem o levantamento de dados e verificação de análises que estarão alinhadas ao planejamento estratégico do município.

Com isso, a escola tem capacidade de identificar empreendedores e fazer um diagnóstico de sua eficiência, detectando aptidões específicas e as fragilidades de lidar com os riscos. Além do mais, ela consegue verificar o mapeamento de competências, dificuldades de negociação e a percepção da resiliência do empreendedor para enfrentar os desdobramentos das quebras.

De acordo com o presidente da Codemar, José Orlando Dias, essa aproximação do município com a UFF tem gerado bons frutos e dado desdobramentos para execução de novos projetos.

“Temos um contrato que envolve a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento que vai estar voltado para o que temos relacionado ao meio ambiente e que vai dar uma nova dinâmica às lagoas, ao saneamento dos rios e dos córregos”, adiantou.

Após assistir à apresentação de alguns projetos da Codemar como o Parque Tecnológico e a Escola de Startups, o Reitor da UFF, Antônio Cláudio de Nóbrega, ratificou a relevância do encontro a fim de alinhar as estratégias que serão adotadas em diante.

“Viemos estabelecer o método de como vamos trabalhar daqui para frente. A Escola de Startup já foi assinada e temos outros projetos bem encaminhados. Nos próximos meses muita coisa boa vai acontecer aí”, concluiu.

Além dos já citados, estiveram presentes na reunião o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; o professor da Escola de Administração da UFF, Francisco José Batista; o presidente da Fundação Euclides da Cunha, Alberto Di Sabbato; o professor e coordenador de projetos da UFF, Estefan Monteiro da Fonseca, que apresentou o Centro de Qualidade de Água de Maricá e o superintendente do Parque Tecnológico, Thiago de Paula.

Fotos: Elsson Campos

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s