Cursos gratuitos garantem sonho do negócio próprio e do aumento da renda

O sonho do negócio próprio está cada vez mais próximo para os alunos dos cursos gratuitos do Programa de Qualificação Profissional, oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nesta quinta-feira (31/10), foram iniciadas as aulas na unidade Móvel Beleza do polo de Inoã. Ao todo, 98 alunos estão inscritos para os cursos de técnicas básicas de cabeleireiro, técnicas básicas de manicure e pedicure e design de sobrancelhas. E cada um desses alunos já têm traçado uma meta para futuro: para a grande maioria, os cursos são a oportunidade de ter uma renda extra e ter seu próprio estabelecimento. 

A moradora de São José do Imbassaí, Adriana Costa, de 37 anos, sempre buscou essa oportunidade de qualificação profissional. “Estou desempregada e gosto muito dessa área da beleza. Já fiz curso de trancista e de colocação de cílios, então nada mais oportuno do que fazer o de design de sobrancelha para ser uma profissional cada vez mais completa. É bom que aprendo a fazer em mim e nas clientes e quem sabe ter meu próprio negócio. É um sonho”, destacou.

Moradora do Minha Casa Minha Vida de Inoã, Miriam Araújo, de 48 anos, enxerga a chance de fazer o curso de design de sobrancelha como a forma de ter uma renda extra. “Atualmente estou desempregada e encaro esse curso como uma grande oportunidade de conseguir um dinheiro para me manter enquanto curso Nutrição pelo Passaporte Universitário”, destacou. 

Com duração de 20 horas, o curso de design de sobrancelhas é para Miriam um caminho para realização de um grande sonho. “Eu não quero parar de estudar, pretendo fazer pós na área de Fitoterapia na Nutrição e ter esse curso vai me ajudar a trabalhar por conta própria, ter uma renda extra e conciliar os atendimentos com meus estudos”, acrescentou.

Já a moradora de Inoã, Munique Souza, de 31 anos, atua na área como cabelereira há mais de sete anos, mas sempre buscou fazer o curso de manicure e pedicure, com carga horária de 100 horas. “Preciso agregar mais conhecimento e essa oportunidade está sendo maravilhosa. Cheguei a ver um curso particular, mas são quase dois mil reais e não tenho como pagar. Segurei essa chance e não largo mais”, destacou. 

Para Munique, o desafio é poder garantir um melhor atendimento para as clientes de seu salão e também aumentar sua renda. “Tenho muito problema com manicure que é o serviço que tem mais procura no salão. Não quero deixar a cliente sem atendimento. Então, resolvi me qualificar para poder fazer a unha também e deixar minha cliente feliz e satisfeita”, destacou.

Com multifunções, a moradora dos Cajueiros, Georgia Nascimento, de 40 anos, já fez curso de depilação, massoterapia, cabelereiro, bolo, necropsia, técnica de farmácia, e, por nove anos enquanto morava no Rio, trabalhou como taxista.

“O mercado de trabalho é muito instável, por isso não posso me especializar numa área só. Se um ramo não está legal, no outro pode ser diferente. E esse curso me permitirá ter uma nova ocupação. Ano que vem quero fazer o de micropigmentação”, frisou.

Mas, o foco da Georgia, é ter uma renda suficiente que consiga realizar seu sonho de ser policial civil. “Enquanto não passo no concurso, estudo e me qualifico. A média de valor desse curso é de R$ 400. Estou desempregada, não teria condições de pagar por ele”, explicou.

Para a coordenadora do Polo Inoã, Regina Machado, os cursos gratuitos são fundamentais para melhorar o rendimento profissional e mudar a perspectiva de vida dos alunos.

“Para muitos essa oportunidade de qualificação é única. Eles estão felizes, empolgados e com muitos sonhos”, destacou a coordenadora acrescentando que os cursos são realizados de terça a sexta-feira, com quatro horas de duração.

Para ajudar na divulgação das imagens e dos futuros trabalhos, antes das aulas dos cursos, os alunos participaram do workshop de Fotografia Beauty, nos dias 29 e 30 de outubro, com oito horas presenciais de conceitos básicos de fotografia de beleza, equipamentos fotográficos (celulares e câmeras), modos de captura, como compor melhor a foto, como dirigir o fotografado/modelo, os cuidados necessários para enquadramento, dicas de produção, os princípios de iluminação e o melhor aproveitamento da luz para garantir uma fotografia melhor.

Foto: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s