Maricá será sede de encontro nacional de institutos de pesquisas e estatísticas

Maricá vai sediar o Fórum Nacional da Associação de Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes) em 2020. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11/12) durante o 24º Encontro Nacional Anipes realizado em Brasília. No mesmo encontro, foi aprovada a entrada do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) de Maricá como membro da Associação.

A Anipes reúne dezenas de instituições de norte a sul do país, com diferentes naturezas organizacionais tanto federal, estadual e municipal. A entidade é composta de importantes órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Banco do Nordeste, O Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA) e o Instituto Pereira Passos, da prefeitura do Rio.

“A entrada do IDR na Anipes é um reconhecimento dos órgãos de pesquisas estaduais e federal da importância de um instituto municipal. Isso permite uma maior integração e transferência de dados e informações entre os vários institutos como o IBGE”, afirma Alan Novais, presidente do IDR.

A Associação permite que as instituições filiadas tenham oportunidade de trocar experiências de pesquisas, compartilhar metodologias, capacitar suas equipes técnicas e desenvolver atividades em parceria técnica entre si e com o IBGE, Ipea, Ministérios e outras organizações no país e no exterior, com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento do Sistema Estatístico Nacional.

“O papel da Anipes é congregar e promover o intercâmbio para análises de políticas públicas com vários temas, pesquisas, mesas de debates. O IDR de Maricá foi aprovada para ser membro e foi muito bem recebida e aceita por todos. Estamos valorizando os institutos municipais”, disse Júlio Miragaya, presidente reeleito da Anipes.

A previsão é que o 25º Encontro Nacional da Anipes acontece em meados de setembro de 2020 em Maricá.

“A cidade está se preparando para receber grandes eventos corporativos. Ter Maricá como sede de um grande encontro, com a presença de importantes instituições do país, reforça a força que a cidade tem e potencializa Maricá como destino do turismo de negócios na região”, afirma José Alexandre Almeida, secretário de Turismo.

Fotos: Divulgação

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s