Ponta Negra recebe a 1ª Pré-Conferência Municipal de Mulheres

Com o tema “Garantia e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher deu o pontapé inicial na 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM). A primeira pré-conferência aconteceu no último sábado, 08/02, na EM Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra).

Moradora da Mumbuca, Priscila Lima, 36 anos, era uma das mais interessadas. “É muito importante que nós mulheres, principalmente as negras, tenhamos pessoas para nos representar dentro da política, para garantirmos nossos direitos na saúde, na educação e em todas as áreas que pudermos alcançar”, pontuou.

Ao seu lado, Romilda Oliveira, 53 anos, do Centro, completou: “Eu vim para poder incentivar as mulheres. São os nossos direitos trabalhistas, os nossos direitos na sociedade. E para termos respeito”, disse.

“É necessário esse diálogo entre governo e sociedade civil dando voz a população para que esta apresente nessas etapas da pré-conferência suas demandas, preocupações e anseios, de forma que o plano municipal elaborado em 2009 seja atualizado”, explicou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda.

Vice-presidente da OAB Maricá, Luciene Mourão falou sobre a união de forças em favor das mulheres. “Nesse momento, a população de Ponta Negra está sendo ouvida para que sejam identificadas suas necessidades. Muitas mulheres procuram a gente para conversar particularmente, por terem vergonha de se expor, para falar que sofrem violência psicológica, física, financeira. São vários tipos de situações. Essas mulheres tem que ter voz. No caso de mulheres negras, o preconceito é ainda maior. Se incluir dentro da sociedade, é muito difícil. Mas ninguém gosta de falar em racismo, ninguém gosta de tocar nessa ferida”, pontuou a advogada.

A próxima pré-conferência será no dia 15/02 das 9h às 13h na Lona Cultural de Itaipuaçu (as inscrições foram abertas no evento de sábado). Depois os encontros acontecem em Inoã (14/03), São José do Imbassaí (14/03) e Centro (28/03). Não há necessidade de realizar inscrição, exceto para a 5ª Conferência Municipal de Mulheres que está marcada para os dias 25 e 26/04 no CEM Joana Benedicta Rangel (Centro).

Fotos: Clarildo Menezes

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s