Dia “D” da campanha nacional contra o sarampo acontece em Maricá

No dia “D” da campanha do Ministério da Saúde contra o Sarampo, que aconteceu no último sábado (15/02) em todo o país, a Secretaria de Saúde de Maricá disponibilizou mais de 4.000 doses da vacina contra a doença. As doses foram aplicadas em seis unidades de saúde: Posto de Saúde Central, de Ponta Negra, do Barroco, de São José do Imbassaí II (próximo à passarela) da ESF Inoã I e ESF Marinelândia, em Cordeirinho. A faixa etária vai desde bebês com 06 meses de idade a adultos com 59 anos.

Segundo a gerente do programa de imunização do município, Núbia Brum, o adulto pode se vacinar, mesmo sem ter a caderneta de vacinação em mãos. “O Sarampo foi erradicado há alguns anos e infelizmente o Brasil perdeu o selo de erradicação da doença por conta dos casos apresentados desde o ano retrasado. Então o Ministério da saúde está fazendo um trabalho contínuo de prevenção, de vacinação em massa para que possamos conter o avanço da doença. A melhor forma de proteção, de fato, é a vacina”, explicou a coordenadora, ressaltando que no município não há registro da doença.

Na fila do Posto de Saúde Central estava o ferroviário Renato Cortes, de 53 anos. “Vim vacinar por causa dessa precaução. Estamos vendo tanta doença voltando. Acho que tomei essa vacina quando criança. Se tiver que tomar contra gripe suína e febre amarela estou tomando”, argumentou o morador do Centro.

Quem também foi se prevenir contra o Sarampo foi a dona de casa Zeliuma Mendonça, de 51 anos, que já teve a doença quando criança, e levou suas duas filhas para que fossem imunizadas. “Vim trazê-las, mas chegando aqui fiquei sabendo que posso me vacinar também. Vou aproveitar a vaga e entrar na agulha para me prevenir da doença porque ela é séria. É bom procurar andar com a saúde em dia”, frisou.

Alba Valéria, de 41 anos, não quis perder tempo e aproveitou o Dia “D” para se imunizar. “É importante. Ainda mais que morreu uma criança no Rio de Janeiro. As doenças de antigamente estão voltando, e por isso é importante nos prevenirmos antes de acontecer”, disse.

Fotos: Marcos Fabrício

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s