20 anos de Histórias

A Revista Maricá Já, pioneira no município celebra os 20 anos de existência

A história da revista começa quando Washington Quaquá chamou Zeidan e propôs a criação de uma revista que contasse histórias da cidade. A inspiração seria a revista de Domingo do Jornal do Brasil. Quaquá conta que Zeidan já estava reclamando com o desgaste no trabalho como funcionária do PT. “Ela fez um acordo de demissão para receber a indenização de 11 anos de trabalho de carteira assinada. Pegamos o meu dinheiro e o dela e investimos tudo na criação da Maricá Já. A revista foi um sucesso e logo começamos a lançar também o guia turístico da cidade”, relembra.
Ainda segundo ele, na época da criação da revista não tinha estrutura, era tudo feito basicamente por eles dois. Eram eles que escreviam as matérias. Quaquá diagramava e fazia a programação visual sozinho, para economizar custos. No início Rato, irmão do Quaquá, vendia anúncios e tratava com os comerciantes. Depois essa função foi assumida pela Zeidan. “Trabalhamos muito duro e muitas noites de sono perdemos tomando energético para dar conta de tudo”, conta.
Zeidan durante o dia saía de comércio em comércio para vender anúncios. A primeira sede foi uma casa bacana de frente para a Lagoa de Araçatiba.”Zeidan vendia muito e a revista deu uma boa grana no período inicial. Mas o governo começou a pressionar anunciantes e a Secretaria de Comunicação da época chegou ao cúmulo de mandar uma carta para eles pedindo para não anunciar com a gente. A perseguição deu resultado e passamos a ter que mexer nas economias pessoais para poder manter a Maricá Já. Desde a criação, conseguimos consolidar a revista como instrumento fundamental de comunicação”, disse.
Segundo Zeidan, há 20 anos quando foi lançada a primeira edição da Revista Maricá Já a cidade só aparecia nas páginas dos jornais em notícias negativas e de crime. “Como jornalista fazia matérias positivas sobre nossa cidade e assumi a direção comercial e administrativa. Ao lado de Quaquá, o editor-chefe e editorial da nossa revista, procurava levantar a autoestima de nosso povo e mostrar as belezas históricas, culturais e turísticas de Maricá”, comentou.
“Tenho muito orgulho de ter sido fundadora junto com Quaquá dessa publicação que resgatou tantas histórias de nossa cidade, desde Darwin a Garibaldi, das Ilhas de Maricá aos pescadores de Zacarias, de Beth Carvalho a Maysa Matarazzo e por aí vão muitas edições marcantes. Agradeço em especial a todos os anunciantes que desde o primeiro número acreditaram em nosso trabalho e a todos os apoiadores desse projeto jornalístico, completou.
O sucesso e a boa aceitação da revista nos ajudou a ter uma presença importante entre os pequenos comerciantes e nos setores médios não politizados. O discurso do turismo e de uma política de desenvolvimento aproximou a revista destes setores. Zeidan teve um grande papel neste processo. “Meu irmão também, sempre muito querido, ajudava nas vendas e na relação com os comerciantes. Foi um período duro, de muito trabalho e pouco dinheiro, mas um período essencial para tudo que construímos pessoal e politicamente”, finalizou Quaquá.

Garça Maracá


Um dos símbolos da cidade e que faz parte da história da Maricá Já é a Garça Maracá. Ela foi destaque em uma das primeiras edições. Em qualquer passeio pelas lagoas de Maricá, um personagem sempre estará presente: a Garça. Não é a toa que ela recebeu uma escultura na lagoa de Araçatiba. A Maricá Já tem o orgulho de ter iniciado o movimento que criou e elegeu a ideia da garça como nossa mascote tão querida de nossa cidade.
Na 3º edição criamos a Garcinha Maracá, esculpida pelo artista local Fábio Braga e que até hoje ainda ilustra nossa redação. Após isso, essa figura tão icônica entrou para o imaginário da cidade. Maricá, por ser uma cidade com uma grande extensão lagunar, virou o habitat perfeito para o animal, que com sua beleza imponente torna nossa cidade ainda mais bela. Atualmente Lugares como Maricá com muita água, árvores e natureza, se tornam pontos de reprodução da espécie. Com sua revoada as garças enfeitam ainda mais a paisagem de nossa cidade.

Capas memoráveis


Turismo e o cotidiano da cidade sempre fizeram parte do conteúdo editorial da Maricá Já. Ao longo desses 20 anos muitos foram os temas abordados e com destaque em cada edição. Artistas conhecidos e consagrados que encontraram em Maricá seu paraíso, também fizeram e fazem parte de nossas páginas até hoje. Mostrando suas histórias e amor pela cidade.Nomes como de Raul de Barros, Beth Carvalho e Darwin estamparam nossas capas. Eles são artistas conhecidos e levaram o nome de Maricá para o conhecimento de todo mundo.
Histórias como da presença de discos voadores em Maricá também foram pauta, com relatos de alguns moradores que estamparam as páginas de uma edição. Nela, as histórias de quem teve contato com OVNIS mostraram que mesmo seres de outros planetas se encantaram por nossa cidade. Até mesmo o diretor executivo da Revista Maricá Já, Washington Quaquá teve essa experiência nos céus da Barra de Maricá.
Ao longo desses 20 anos o turismo sempre foi abordado para mostrar o quanto nossa cidade é bonita e com uma grande diversidade de fauna e flora. As belezas naturais de Maricá não podiam ficar de fora. Matérias sobre o ecoturismo assim como as Ilhas Maricá são as preferidas dos leitores. A Restinga, lagoas, praias, ilhas e sua natureza exuberantes sempre tem lugar de destaque em nossas páginas.
Nos últimos anos, Maricá evoluiu muito e isso nos orgulha bastante.Muitas delas destacam a cidade de Maricá tanto no Brasil ou internacionalmente, seja com os investimentos com a construção de diversos empreendimentos que impulsionaram a economia do município.

Maricá Já Play. A sua informação em apenas um click

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s