Inauguração da TransMaricá

Foto por: Elsson Campos

A primeira etapa da TransMaricá, um projeto de trilhas que vai inserir a cidade no setor de ecoturismo que mais cresce no mundo foi inaugurada na manhã desta sexta-feira na Praça do Spar. O início da trilha conta com placas de sinalização em português, inglês e espanhol.
Nesta primeira etapa, o passeio terá início na praça do Spar, passando por Cassorotiba e pela Rampa de Parapente até chegar ao bairro Pindobas, um trecho de 19,4 km de extensão, que já recebeu 29 placas de sinalização no padrão internacional, além de dois totens no início do percurso, com mapa, orientações e avisos sobre a rota a ser percorrida.
Durante o passeio, o grupo vai cruzar a Unidade de Conservação Municipal Refúgio da Vida Silvestre e poderá observar vários animais em seu habitat natural da Mata Atlântica, além de um jequitibá centenário, algumas construções históricas e locais de interesse geológico.
Para o prefeito Fabiano Horta esse projeto só vem acrescentar ainda mais para os amantes da caminhada que é um ato de regeneração da alma, do pensamento, da reformulação , do encontro com a natureza. “O secretário Helter Ferreira e a Secretaria de Cidade Sustentável vem desenvolvendo tudo isso desde o começo do governo e a partir desse momento queremos referenciar Maricá como a cidade das caminhadas. Que a pessoa entre aqui às 6 da manhã e possa sair no Retiro e almoçar nos restaurantes. Viver um pouco a realidade do fluxo da caminhada. Isso é importante, transformador, uma cultura que tem crescido no mundo. As pessoas hoje em dia caminham mais e entendem a relação com a natureza. Quero parabenizar a secretaria porque estamos construindo um marco literal que é físico, acima de tudo uma vocação de toda a cidade e vai trazer muita satisfação para o povo de Maricá e aqueles que nos visitarão”, comentou.
Segundo o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira esse projeto é parte de um dever cumprido, desde que foi convidado para assumir a pasta e uma das cobranças sempre foi os caminhos de Maricá. “Queremos usar nossos atrativos naturais de forma sustentável, conectando nossas unidades de conservação com outras unidades próximas ao nosso município. A TransMaricá, vai ajudar a promover o ecoturismo e a atrair mais turistas e dividendos para nossa cidade”, avaliou.
Geógrafo e coordenador geral da TransMaricá, Felipe Zeidan disse que a TransMaricá vem com o objetivo de conectar Maricá ao Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. “Estamos dando a chance de inserir a cidade no cenário internacional para atrair mais visitantes, valorizando as nossas belezas e espaços naturais. No futuro vamos seguir com mais duas etapas, fazendo Maricá entrar pro Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso. Maricá valorizando o ecoturismo”, comentou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s