O paraíso dos esportes náuticos

São as águas calmas, brisa constante e linda paisagem que fazem do Boqueirão um dos pontos mais frequentados por pessoas e famílias em busca de lazer e diversão.  É nesse ponto do município, próximo a Barra de Maricá, uma das melhores opções para quem busca aliar prática esportiva a um visual deslumbrante.

No Boqueirão encontramos um lugar perfeito para a realização de diferentes atividades e esportes como remo, vela e canoagem. E não por acaso, esse foi o lugar escolhido para implantação do projeto Navegar, que tornou a prática esportiva aquática difundida entre os jovens e crianças de Maricá.

Projeto Navegar

Aberto pela primeira vez em 2005 em parceria com o Governo Federal, o projeto integrou ainda a parceria com o programa Segundo Tempo, também do Ministério do Esporte. Atualmente o projeto é inteiramente mantido pela Secretaria de Esportes de Maricá, através do programa Esporte Presente.

Além da parte náutica e esportiva, o projeto ensina os jovens entre 9 e 17 anos a preservação utilizando, por exemplo, garrafas pet para demarcar as raias que serão utilizadas.

Durante as aulas, os alunos conhecem os fundamentos de cada modalidade como os movimentos corretos para a prática esportiva, o nome das peças que compõem a embarcação, o equipamento adequado para navegar, além de aprender sobre os cuidados que devem ter na água e principalmente com o meio ambiente.

O projeto Navegar conta com 10 barcos do modelo K1 (caiaque para uma pessoa), 10 Canói (embarcação com capacidade para duas pessoas) e 10 barcos a vela, totalizando 30 embarcações.

Para dar mais segurança os alunos fazem as aulas vestidos com coletes salva-vidas, além de terem a presença de guarda-vidas e três botes a motor, para o caso de haver algum imprevisto.

Regata interna


 Em 2019 o Projeto Navegar promoveu sua 1ª Regata Interna. A competição aconteceu na Orla Zé Garoto, na lagoa do Boqueirão, perto de onde fica baseada a sede do projeto. Os alunos com faixa etária entre 9 e 16 anos mostraram o que aprenderam ao longo dos 11 meses nas modalidades de remo, vela e canoagem. Canoi, Optimist e K1 foram as embarcações utilizadas pelos praticantes nas respectivas categorias.

Fotos: Clarildo Menezes e Marcos Fabrício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s