Boqueirão: lugar de encontros

Todos que passam a caminho da praia ficam maravilhados com a beleza desse lugar. O Boqueirão é um lugar de passagem e, portanto, um ponto de encontros. O primeiro de todos os encontros foi entre a Lagoa de Maricá e a da Barra.
Boqueirão é o nome de um tipo de acidente geográfico onde dois corpos d’água se encontram a partir de uma falha numa encosta. Um encontro geológico que começou há milhares de anos e que formou a paisagem única que hoje podemos admirar. Por conta disso, o local se tornou um dos mais lindos de Maricá e um dos com mais fácil acesso. O acidente geográfico permite que haja sol o dia inteiro, possibilitando que se aproveite todo o dia na lagoa. Ótimo para as crianças brincarem. De manhã é possível observar o belo nascer do sol na orla oposta da Lagoa da Barra, na região de Divinéia e a noite o estonteante pôr-do-sol na Lagoa de Maricá, atrás da Pedra de Inoã.
O segundo encontro começou com a ocupação humana da área. Desde as primeiras tribos indígenas da região e continuando com a fundação da vila de Maricá em 1814, o lugar era apenas passagem para a praia. Antes da construção da ponte, atravessava-se o canal de barco, canoa ou até a nado. Com a ponte, o bairro do Boqueirão virou o principal caminho e aos poucos as pessoas foram admirando a paisagem e resolvendo ficar por ali. Com o passar doa anos, o local virou um dos points mais movimentados da lagoa, ficando lotado todo fim de semana por famílias que vêm de longe para aproveitar o dia.

O terceiro encontro acabou se tornando um encontro simbólico. A orla de cada lado do canal ganhou o nome de Garota de Maricá e Zé Garoto, simbolizando o encontro entre os povos de Maricá e o de São Gonçalo, cidade vizinha de onde vem a maior parte dos turistas que o local recebe. Assim, o Boqueirão se tornou um lugar de muita riqueza: com o visual espetacular, a história secular e o simbolismo de união que a geologia encarna de maneira única. Um lugar de encontros. Uma metáfora perfeita da natureza.

Nasce uma nova Orla

Há dois anos a orla do Boqueirão ganhou vida nova. Totalmente reformada, a nova área de lazer se transformou no point preferido de muitas famílias maricaenses e também de turistas que encontram no local arborizado toda infraestrutura com restaurante, parquinho, academia de ginástica e uma praia a beira das águas calmas da lagoa. Com a inauguração a prefeitura homenageou o município de São Gonçalo dando nome de Orla Zé Garoto, por ser um local muito visitado por turistas do município vizinho. Pensando na segurança e na facilidade de acesso, o local ganhou rampas de acessibilidade, redutores de velocidade, faixas-guia para deficientes visuais, iluminação específica, faixa de areia, com quadra de vôlei e abrigos de palha, além de duas rampas de acesso, sendo uma delas para a entrada de jet-skis. No local também foram instalados dois chuveiros para que os banhistas. Nos fins de semana a área fica cheia de famílias que buscam por um local de águas calmas para as crianças e com toda estrutura para se passar um dia de relaxamento com comodidade e segurança.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s