Prefeitura irá repintar os desenhos da Escadaria da Boa Vista

Maricá acordou mais triste essa semana. Enquanto os moradores do bairro da Boa Vista, no centro da cidade estavam em casa por conta da pandemia, uma equipe de limpeza pintou de branco os desenhos da escadaria que era cartão postal e patrimônio historico-cultural da cidade. 

Os desenhos eram de William Barreto, artista local que hoje reside em Portugal, tornando ainda mais difícil a recuperação do patrimônio cultural. William começou as pinturas em 2017, numa tentativa de revitalizar o ambiente. Logo contou c ajuda de vizinhos e da Prefeitura e a tentativa teve sucesso.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, lançou uma nota sobre ocorrido, dizendo que não teve nenhuma influência na ação, e se comprometendo a refazer a obra de arte a céu aberto. Confira a nota completa no fim da Matéria.

Além disso, Sady Bianchin, atual secretário, afirmou que a idéia é não parar por aí. “A repintura da escadaria vai servir como pontapé para a construção de uma galeria a céu aberto chamada Maricá Vem Te Ver, fazendo pinturas em diversos bairros da cidade com a participação do GAM (Galeria de Artistas de Maricá) e de artistas locais.

O programa promete trazer mais vida pra pra locais antes degradados e com pouca visibilidade como outrora ocorreu com a Escadaria Boa Vista. O triste ocorrido servirá ao fim, pra algo positivo. A nós resta a súplica: que almas mesquinhas não resolvam pintar as futuras galerias de branco novamente.

Confira a nota oficial:

“A Secretaria de Cultura vem a público esclarecer que em hipótese alguma autorizou ou sequer cogitaria autorizar terceiros a apagar com sobreposta pintura uma importante arte urbana,  desenvolvida com criatividade e alegria, na escadaria do Boavista. Aproveitamos para pedir desculpas aos moradores do bairro especialmente e da cidade em geral por este ato de desrespeito e falta de senso. Um incidente, ressaltamos, que não envolveu nenhum comando por parte da prefeitura, estejam certos. As políticas culturais do município, ao contrário, buscam valorizar a identidade artística local, seja ela em que estilo for, clássico ou contemporâneo, em ambiente fechado ou aberto. Assim sendo, a Cultura, em trabalho constante no sentido de abrir caminhos para os artistas de Maricá e ajudá-los a exercer todo o seu talento e potencial criativo, se coloca aberta e à disposição para encontrar novas e relevantes vias de transformação individual ou coletiva. Está e sempre estará ao lado dos que vivem e se expressam através da arte.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s