Corpo são. Mente sã

Como as atividades físicas têm ajudado a manter a cabeça e corpo saudáveis e em harmonia com distanciamento social. E dicas de exercícios para fazer em casa.

Em meio a pandemia de Coronavírus, manter corpo e mente saudáveis são fundamentais, mas para muitos não tem sido fácil diante dos desafios diários já que muitas pessoas estão tendo que conciliar trabalho, os afazeres de casa e aulas dos filhos.

De acordo com especialistas, as atividades físicas geram diversos benefícios para o corpo e a mente, por isso não deixar de praticá-las nesse período é tão necessária. Pensando nisso, academias e estúdios de pilates desenvolveram programas de atividades para que os alunos possam realizar em casa sem dificuldade, já que muitos não têm aparelhos adequados para a prática dos exercícios.

Mas se você não frequenta nenhuma academia e não sabe como fazer para se exercitar, nós buscamos algumas dicas para te ajudar com o professor de Educação física Rodrigo Monteiro, especialista em Fisiologia do exercício.

Ele criou um conjunto de atividades para seus alunos fazerem em casa já que o decreto de distanciamento social proibia a abertura das academias. O programa criado para esse período é super diferenciado dos das aulas presenciais. “A ideia é levar para dentro de casa a mesma vibração, alegria, motivação e segurança para os alunos e nossos seguidores. As aulas planejadas são diferentes a cada semana. Não repetimos os exercícios. Trabalhamos todo o corpo, dividindo por grupamento muscular a cada dia”, fala Rodrigo.

Para Rodrigo a atividade física nesse momento de pandemia é fundamental. “O método criado para as aulas virtuais está sendo um sucesso. Muitos participantes conseguindo atingir seus objetivos, vários testemunhos de mudanças positivas e o melhor são as pessoas sendo restauradas de doenças emocionais, como depressão por exemplo. Atividade física nunca foi uma simples escolha para realizar. A pessoa tem que ter responsabilidade, uma rotina diária de atividade, em qualquer momento da vida, com ou sem pandemia. Atividade física é vida”, afirma.

A funcionária pública estadual, aposentada, Eliane Luiz de Souza tem 55anos, moradora do Flamengo e praticava pilates, funcional e hidroginástica. Ela conta que faz as aulas de manhã e à noite e tem tentado manter a rotina. Como as aulas da noite são gravadas, ela as repete pela manhã, assim mantendo-se ativa.  “Percebi que não engordei. Tenho artrose nos joelhos e os exercícios me ajudam muito. Se eu ficasse sem fazer nada nesse período ia ser pior. Com isso me mantenho ativa, não ganho peso e assim não sofro com as dores. Continuo disposta mesmo na quarentena, ela não me afetou”, disse.

Outra que vem realizando as atividades é a administradora Renata de Oliveira Rodrigues da Silva de 39 anos, moradora do Condado que tem gostado bastante porque, durante as aulas, os professores incentivam muito com dicas de disciplina, ajudando a manter o foco. “Um dos benefícios de continuar a atividade física na quarentena é a nossa mente se manter saudável. Com as atividades em casa e os vídeos disponibilizados temos a possibilidade de fazer a aula a qualquer hora do dia ou da noite”, finalizou.

Rodrigo Monteiro é formado em Educação Física, com especialização em Fisiologia do exercício. Ministra aulas na Yes Personal Assessoria Esportiva, na avenida Roberto Silveira nº 1441, Flamengo, Maricá. Tel. (21) 97019-6197.

As aulas pela internet são ministradas por dois professores para que possam dar as opções de intensidade adequadas. “Adaptamos para todos desde aquele que nunca praticou uma atividade até um atleta de alto rendimento. Elas também, são direcionadas para todas as faixas etárias, das crianças até idosos. Ninguém fica parado”, explica.

Dicas para fazer em casa:

Com foco em fortalecimento muscular, melhorando o condicionamento físico e eliminação de gordura:

Fazer um alongamento básico dos membros superiores e inferiores.

 Aquecimento com polichinelo:

Fazer 3 séries de 30 segundos.

Podendo dar um descanso de 30 a 40 segundos entre cada série

Agachamento usando uma cadeira:

Sentando e levantando.

3 séries de 15 a 20 repetições, podendo dar um descanso de 30 a 40 segundos entre cada série. 

Flexão de braço com os joelhos no chão:

Realizando 3 séries de 10 a 15 repetições.

Podendo dar um descanso de 30 a 40 segundos entre cada série. 

Prancha (abdominal):

Com o corpo estendido, barriga para baixo, apoiado com os cotovelos e ponta dos pés. O corpo fica totalmente reto, contraindo toda região abdominal. Ficar na posição por 30 segundos, repetindo o exercício 3 vezes.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s