Primeiro Centro de Recuperação de Computadores do estado é inaugurado em Maricá

Um galpão em Inoã abriga, a partir desta quarta-feira (12/08), às 14h, o Centro de Recuperação de Computadores (CRC) do Estado do Rio, que coloca Maricá na vanguarda da sustentabilidade, da inclusão digital e da economia de recursos públicos. Do CRC, sairão máquinas recondicionadas para uso e também serão formados profissionais da área de tecnologia.

O CRC foi construído graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Maricá e o Instituto Nova Ágora de Cidadania (Inac), a quem caberá fazer a separação de componentes de computadores que forem dispensados por órgãos públicos de todo o estado, destinando-os para o recondicionamento ou para o descarte. A população também pode colaborar, descartando lixo eletrônico nos pontos de coleta que serão instalados na cidade pela Secretaria de Cidade Sustentável. Os CRCs, que já estão em outros dez estados brasileiros, são uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério das Comunicações.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações de Maricá, Sérgio Mesquita, o CRC vai representar um grande avanço para Maricá e os municípios vizinhos, já que o Inac fará a coleta e a separação de resíduos eletrônicos, devolvendo para a população computadores em condição de uso. Além dos benefícios ambientais, destacou Mesquita, há também o fator educacional, uma vez que serão formadas pessoas na área de tecnologia na cidade, e laboratórios de informática serão montados nas escolas municipais.Os componentes de computadores que não puderem ser reaproveitados serão vendidos como resíduos, gerando receita para o Inac, que, como contrapartida, dará cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores, de edição de vídeo e de impressão em terceira dimensão (3D), além de aulas de informática básica para jovens e adultos. Em Maricá, a meta é a formação de mil alunos e a doação de três mil computadores em dois anos.

SERVIÇO

Centro de Recuperação de Computadores (CRC)

Endereço: Rua 04, nº 534, Lote 12, Quadra 13- Inoã

Data: Quarta-feira (12/08)

Horário: 14h

— 
Secretaria de ComunicaçãoTelefone: (21) 3731-0289

Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s