Um Jeep elétrico para chamar de seu

 Jovem engenheiro eletricistra cria projeto de jeep elétrico e

ganha as ruas da cidade

Maricá é uma cidade com muitas belezas naturais que ao longo de todo o ano recebe turistas de diversos lugares. E uma das modalidades que mais vem crescendo no município é o turismo de natureza – turismo rural e ecoturismo

Elas são modalidades de turismo mais sustentáveis pois se desenvolvem em harmonia com o local a ser explorado.

No Brasil e no mundo, o turismo de forma sustentável tem sido uma nova realidade e está fazendo com que muitos destinos sejam procurados especificamente para isso já que estamos numa era em que a sustentabilidade é uma das principais preocupações mundiais. Por isso, setores que movem a economia precisam se adaptar para continuar atendendo às demandas da população, sem prejudicar o meio ambiente.

E foi pensando nisso que o Engenheiro Eletricista David Gomes, de 31 anos, sempre quis desenvolver um projeto de um carro elétrico. Então pegou a ideia e em 10 meses de trabalho conseguiu colocar para funcionar. “Comprei o Jeep, porque quando eu era pequeno meu pai tinha um do mesmo modelo. Sempre gostei desse carro e quando tive condições financeiras, comprei. Logo comecei o processo de restauração já que o antigo dono não utilizava o carro a mais de 15 anos, mas com o sonho futuro de convertê-lo em elétrico. Fiz dois anos de estudos sobre a metodologia de conversão do veículo de combustão para elétrico”, explica David.

O funcionamento do carro elétrico

Diferentemente dos carros comuns, os motores dos carros elétricos são, em geral, alimentados por energia elétrica. Enquanto os modelos tradicionais dependem de combustíveis fósseis para funcionar, os elétricos operam a partir de baterias recarregáveis, que fornecem a energia para colocar o automóvel em movimento, assim como acionar os demais recursos, como vidros elétricos, ar-condicionado, faróis e outros. “O carro é composto de 11 baterias recarregáveis que oferecem uma autonomia de em média 33 quilômetros. Pretendo colocar mais 10 baterias futuramente. Também é dotado de um motor elétrico de potência de 23kW quase equivalente ao antigo motor a combustão, movido a gasolina. Para controlar a velocidade do veículo, o sistema tem um controlador de velocidade interligado a um acelerador eletrônico. Também tem carregador e baterias que demanda um período de duas horas para carregar o banco de baterias”, finalizou.

Assim com muito estudo e determinação David realizou o sonho de ter um Jeep elétrico e com ele já percorreu diversos pontos de Maricá como a Barra, Ponta Negra, Centro e foi até Saquarema.

Os benefícios do carro elétrico

Cada vez mais, o carro elétrico conta com defensores tanto na indústria automobilística quanto entre os próprios consumidores. A seguir, vamos detalhar os benefícios desse modelo de carro.

Menos poluente

Na comparação com os modelos tradicionais, a geração de CO₂ é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo. Isso ocorre pois a maior parte da produção de gás carbônico ocorre durante a fabricação do carro, limitando a área de abrangência da poluição. Enquanto o veículo é utilizado, ele compensa a maior produção de CO₂ durante a fabricação, já que o carro não produz fumaça, ao contrário dos automóveis comuns.

Mais silencioso

Quando se fala em poluição sonora, o carro elétrico também leva vantagem sobre o seu concorrente tradicional. Os motores movidos a gasolina e outros combustíveis fósseis são mais barulhentos, causando um impacto muito maior nas cidades.

Mais eficientes

A eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia — enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é menor para se fazer o mesmo esforço.

Menor custo de abastecimento

O custo para abastecer um carro elétrico é potencialmente menor do que os valores dispendidos para manter um veículo tradicional rodando.

Além de o custo ser menor para abastecer, são eliminadas outras despesas como troca de óleo, por exemplo. Os motores elétricos não demandam o uso desse tipo de produto. Todas essas mudanças somadas reduzem em aproximadamente 50% o custo de um carro por quilômetro rodado.

Menor custo tributário

Além da redução no uso de combustíveis, o carro elétrico também tem um custo menor na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Há programas neste sentido em alguns estados brasileiros, que incentivam e estimulam tanto a indústria quanto os consumidores.

Menor custo de manutenção

Outra grande vantagem do carro elétrico é o menor custo de manutenção. Como o motor é bem mais simples do que o de um veículo tradicional, é muito mais difícil que um problema ocorra.Fonte: https://www.bv.com.br/bv-inspira/noticias/carro-eletrico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s