Marilá Codex VI

Pelo futuro de Marilá

Estamos de volta com mais histórias da vila de Marilá, nosso burgo tropical onde qualquer semelhança com a cidade de Cá são mera coincidência. Na nossa última coluna analisamos os impactos das mudanças que a revolução em nossa querida vila causaram nas vilas vizinhas, mas agora veremos um pouco da conjuntura local de Marilá.

Desde que Fabianus Das Plantas assumiu como alcaíde de nossa vila, a transformação da vida da plebe continuou, seguindo o legado de QuasQuas. As Charretes Vermelinhas foram ampliadas, cumprindo sua promessa de campanha; a moeda Mubulás foi expandida e valorizada, virando referência dentro do Feudo Cariocas e do Reino Brasilis. E um serviço de formação geral foi criado, o Passe Acadêmico, para levar os noviços de Marilá a buscarem seu sonho de ingressarem no mundo dos cenáculos acadêmicos. 

Isso tudo deu a Fabianus o apoio popular necessário para que a resolução continuasse. A oposição da elite marilaense que sempre resistiu às mudanças ou se dispersou ou dissimulou ao governo. E Fabianus ainda escolheu como seu vice, no sentido literal da palavra, como seu segundo em comando um jovem comprometido com a defesa da participação e dos interesses populares, filho de QuasQuas e de Zeidanzi, Diegus.

O futuro da Revolução depende agora da capacidade da plebe de diferenciar os atores da polis, os políticos, que estão de fato a favor dos interesses do povo, como Fabianus e Diegus, dos que se camuflaram entorno dos interesses populares para sua própria sobrevivência e que defendem os interesses da pequena elite sobrevivente. Pois os que mantém sua identidade elitista perderam seu apoio e viraram apenas bobos da corte.

Resta a nós todos aguardar que nossa plebe reconheça os feitos da Revolução e eleja conscientemente os representantes que virão a defender os seus interesses nesse pleito que se aproxima. Mais notícias de Marilá nos aguardam nas próximas edições. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s