Banho de limpeza espiritual para o novo ano

Você já ouviu falar em banho de limpeza espiritual? Pois é, a prática, que tem crescido em buscas nas plataformas como o Pinterest no último ano, são uma oportunidade incrível de levar o autocuidado a um novo nível e também se preparar para a virada do ano. Ao que tudo indica, 2021 não vai ser tão simples e fácil quanto a gente imagina, mas isso não significa que não podemos nos utilizar das ferramentas que temos à disposição para melhorar esse prognóstico o máximo possível!

O que é um banho de limpeza espiritual?

“Um banho de ervas pode ser usado para uma limpeza energética, mas também para nos energizar, acalmar, equilibrar nossos centros de poder, depende de qual finalidade vamos aplicar”, explica a astróloga e terapeuta holística Naiara Tomayno. “Ele consiste na mistura de ervas, plantas medicinais ou outros elementos da natureza que acreditamos que trazem cura (é possível acrescentar, inclusive, cristais). São, geralmente, preparados com água, como em um banho comum: pode ser um banho de imersão, na forma de escalda pés, vaporização ou até o famoso ‘banho de caneca'”.

Se você já foi impactado com imagens de banheiras repletas de rosas, deve ter pensado que um banho de ervas é algo luxuoso, complexo ou para poucos. No entanto, é o contrário. Naiara explica que a prática pode ser extremamente benéfica e acessível para todos, mas tudo depende do seu propósito com ela.

“O ideal é entender primeiro porque você deseja fazer um banho de limpeza espiritual: quais são os motivos que nos estressam, o que pode estar pesando nossa energia, e, principalmente, quais medidas estamos tomando para além do banho”, diz ela. “Tendo isso em mente, o banho vem como complemento e ajuda da natureza. No Brasil, temos uma ampla sabedoria ancestral dos povos indígenas e de raízes afro-brasileiras, é primordial se informar e usar esse conhecimento com respeito aos povos que vieram antes de nós e nos forneceram sua sabedoria.”

De acordo com a astróloga, é possível buscar terreiros de religiões de matrizes africanas e curandeiros para aprender como usar essa sabedoria em casa da melhor forma, mas, considerando o contexto de pandemia, isso pode não ser viável. Ela recomenda, então, a literatura: Fitoenergética, de Bruno Gimenes; Ervas e Plantas, de W. B. Crow, ou o seu próprio e-book, escrito em parceria com a sócia, Fernanda Melo: o Guia Astrológico de Ervas e Cristais.

Ainda assim, ter em mente o objetivo segue como o ponto mais importante de se tomar um banho de ervas. A terapeuta conta que não é necessário ter em mente uma situação ou pessoa específicas, mas o porquê de fazer uma limpeza – qual é o peso que você está tentando aliviar.

“O objetivo, geralmente, é trazer mais equilíbrio emocional ou mental, tirar algum sentimento mais denso ou uma energia mais pesada, através da limpeza das nossas energias no campo do nosso estado mais sútil. Algumas pessoas podem tomar esse banho se sentirem que estão sendo atacadas, para se protegerem ou simplesmente após uma semana muito estressante, etc.”, diz.

Banho de sal grosso funciona?

Se você nunca chegou a ouvir sobre banho de ervas, com certeza conhece sobre o banho de sal grosso. Segundo Naiara, ele é um dos mais poderosos de que se tem conhecimento, mas é preciso parcimônia antes de tomá-lo ou recomendá-lo.

“Em alguns espaços de religiões de matriz africana ele é usado como banho de descarrego, mas se você não recebeu uma instrução específica de uma fonte confiável, é importante ter atenção. Seu objetivo é fazer uma limpeza total de qualquer energia que esteja no nosso campo. Com isso, podemos sentir, sim, certo alívio, mas alguns terapeutas acreditam que ele possa nos deixar um tanto quanto sem energia (por remover energias negativas e positivas também). Por isso, é importante descansar logo após tomá-lo”, aconselha.

Além disso, a terapeuta explica sobre a importância de tomar um banho de harmonização em seguida ou incluir no banho de sal grosso ervas positivas, de energia Yang, como manjericão, alecrim ou eucalipto.

Afinal, qual o benefício?

No fim das contas, o banho de ervas precisa de um objetivo porque consegue ajudar você a alcança-lo, sim. E esses benefícios variam muito: de ajudar a proteger quem se banha em períodos conturbados, afastar a inveja e o mau-olhado até gerar sensações de calma e bem-estar, com menos estresse e peso no coração, no corpo e na mente – principalmente se o motivo mais pontual for algo de origem espiritual ou energética.

“O banho pode ser um momento de conexão com o imaterial, nosso lado espiritual e nossos guias e mentores. Acredita-se que seu uso contínuo e como medicina prescrita por profissionais pode ajudar até a atenuar enfermidades”, finaliza Naiara.Foto: reprodução/ internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s