Vacina contra Covid-19 chega à aldeia indígena Mata Verde Bonita

Maricá é um dos três municípios do estado – ao lado de Angra dos Reis e Paraty – a ter cobertura vacinal para povos indígenas, e dadas as condições de distribuição das primeiras doses aos estados, o primeiro no país a iniciar a imunização de todo um grupo prioritário de uma aldeia indígena.

As primeiras doses para esta população foram aplicadas nesta terça-feira (19/01) na aldeia Tekoa Ka’aguy Ovy Porã (“Mata Verde Bonita”, na língua guarani), em São José de Imbassaí. Três integrantes da comunidade receberam as primeiras doses, que continuam a ser aplicadas, totalizando 44 indígenas imunizados. O povo guarani recebeu os agentes utilizando pinturas corporais, as mesmas que usam em dias de celebração.

A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Antes dela, a enfermeira Rosane das Neves, que atua na unidade de Saúde da aldeia, recebeu sua dose num ato que transmitiu confiança aos índios.

“Será uma libertação para nós e para eles, que ficaram tanto tempo sem qualquer contato com o mundo exterior, mas é preciso ter a consciência de que não acaba aqui. É preciso manter os cuidados, que incluem o uso da máscara”, frisou Rosane ao lado da pajé. “Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar”, declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s