Vereadores votam e aprovam Mumbuca Transporte

Foi votado e aprovado, em primeiro e segundo turno, o projeto de lei do Poder Executivo que cria o Mumbuca Transporte que consiste em um benefício para utilização exclusiva no transporte complementar municipal de passageiros por micro-ônibus categoria M2 (vans) do município para alunos da rede pública de ensino; para as pessoas com deficiência e com doença crônica de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado e cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de vida; idosos e demais munícipes. O benefício funcionará por meio de bilhetagem e será concedido por esta lei será custeado diretamente pelo Município, em procedimento a ser regulamentado pelo Poder Executivo.

De acordo com o PL, o programa observará as seguintes regras referentes à concessão: para alunos da rede pública de ensino, será concedido mensalmente o máximo de 60 vales essenciais (estudantes da rede pública de ensino do Município, Estado e União); para as pessoas com deficiência e com doença crônica de natureza física ou mental será concedido mensalmente o máximo de 60 vales essenciais; para idosos o benefício será dado aos maiores de 65 anos de idade e aos demais munícipes, será concedido mensalmente o máximo de 60 vales sociais. O crédito de vales por cartão terá sua validade cumulativa máxima de 60 (sessenta) dias.

“Isso vai ser muito importante para o transporte complementar. Temos agora que ver a situação dos mototaxistas, taxistas, motoristas de vans escolares”, disse o vereador André Casquinha.

Vacinação e Saúde – Os vereadores parabenizaram o Poder Executivo pela assinatura do convênio com a Rússia para a aquisição de vacinas contra o covid-19. “Somos o primeiro município do país a comprar vacinas. Daqui a 15 dias chega o primeiro lote. Quero parabenizar o Executivo. Estamos chegando a quase 300 mil mortes e isso precisa ser falado sempre. Estamos falando de vidas”, ressaltou o vereador Hadesh. O vereador Danilo Santos sugeriu a inclusão de agentes de segurança pública nos grupos prioritários na vacinação.

O vereador Dr. Richard alertou sobre a taxa de ocupação dos leitos na cidade e pediu prevenção e cuidado da população. “Nossa situação hoje é crítica em Maricá. Nossos hospitais estão cheios. O estado é grave. A maioria dos pacientes está na média de 40 anos de idade. Vamos conseguir mais equipamento para abrir mais 10 leitos. A secretaria já abriu seis leitos e está vindo muito paciente de fora e temos que atender. Meu conselho é aumentar a restrição em Maricá”, explicou Richard.

Ordem do Dia – Foram votadas moções da vereadora Andrea Cunha a Maria Cristina; a Simone Alves da Silva (in memorian); a Maria Inez Domingos Pucello; a Ronete de Souza Dias (Nete da Mumbuca); à doutora Janete Celano Valadão; a Luciana da Silva Piredda; a Ione Cardoso Siqueira; a Maria José de Andrade; a Rita de Cássia da Costa; à Deputada Estadual Rosangela de Oliveira Zeidan; a Claudia Mendonça dos Santos (in memorian); a Maria Cristina de Lima Correa (in memorian); a Angela Barbara de Santana Lima (Bárbara de Inoã); a Leziree Rejane Figueiredo; à doutora Simone da Costa Silva Massa (Secretária de Saúde) e a Adriana Luiza da Costa (Secretária de Educação).

Os vereadores votaram moções de Danilo Santos  ao delegado Júlio César Mulatinho e a seus Agentes da 82ª DP: a Jeferson Silva do Amaral; a Thiago Oliveira Lessa; a Alexandre de Carvalho Spinelli, a Eduardo Cortes Aguiar; a Carlos Augusto Araújo do Egito; a José Carlos Gonçalves Vianna Filho; a Amilton Alyrio Martins A. Junior; a Francisco Marques Pacheco; a Alan Rafael de Jesus; a Humberto Luiz Corrêa Junior; a Denise de Oliveira Siqueira; a Maria Helena Ramos de Góes Bezerra; a Monaliza Gonçalves Araújo; a Andréa da Costa Celestino Coelho da Silva; a Manoel Gomes Neri; a Marco Antônio da Rocha Vaz Pinto; a Edvaldo Gomes de Oliveira e a Tais Imar Vieira da Silva. 

Também foi votada moção de autoria do vereador Ricardinho Netuno ao professor Fábio Geraldo Veloso.  Também foi votada moção de autoria do Vereador Hadesh a Mônica Coutinho.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s